fbpx
Início Canal dos Parceiros Atlas Schindler A ventilação da Casa de Máquinas e da Caixa do Elevador são...

A ventilação da Casa de Máquinas e da Caixa do Elevador são fundamentais

2

Elevadores SEM casa de máquinas precisam ter a caixa ventilada, em atendimento à NBR 16042.

Para isso devem ser seguidas as orientações abaixo:

A(s) abertura(s) de ventilação deve(m) atender aos regulamentos locais em vigor sobre a proteção ao fogo e sua área deve ser no mínimo igual a 1% da área da seção horizontal da caixa. A(s) abertura(s) deve(m) ser disposta(s) de tal forma que não seja possível a penetração de pó, gases nocivos ou umidade sobre o equipamento instalado (item 5.2.3.2 da NBR 16042:2012).

Apesar da Norma vigente para elevadores sem casa de máquinas definir que sua área deve ser no mínimo igual a 1% da área da seção horizontal da caixa, a Atlas Schindler, por entender que com este dimensionamento há pouca eficiência na preservação dos equipamentos do elevador, sugere um vão mínimo para ventilação de 60x60cm.

Caso haja necessidade da utilização de dutos de ventilação para a troca de ar com o meio externo, a seção transversal dos dutos (…) deve ser no mínimo igual à exigida para a(s) abertura(s) de ventilação (item 5.2.3.3 da NBR 16042:2012).

A caixa não pode ser utilizada para a ventilação de qualquer outra área (item 5.2.3.3 da NBR 16042:2012).

A caixa deve ser bem ventilada de forma a assegurar que a temperatura em seu interior mantenha-se entre +5°C e +40oC .

O caixilho ou o duto de ventilação ou o duto de entrada do ar condicionado não devem ser instalados na parede do mesmo lado da máquina de tração (a Atlas Schindler deve indicar, na Planta de Instalação dos Elevadores, seu posicionamento).

 

Importante:

Em casos onde há duas ou mais caixas adjacentes ou próximas umas das outras, prever ventilação em cada caixa de forma independente, ou seja, não é possível promover a ventilação de uma caixa através da outra. Cada caixa de elevador deve conter seu(s) vão(s) para a ventilação.

Promover esta ventilação na parte superior da caixa (região da última parada do elevador) e, para isso, pode ser escolhida uma das duas opções: natural (através da utilização de um caixilho com básculas a 45o ou com dutos de ventilação) ou forçada (com a utilização de um dispositivo mecânico ou de um aparelho de ar condicionado).

image1

 

No caso de utilização do caixilho para a ventilação natural, este deve ser fabricado com básculas a 45o e fixas, para impedir que águas pluviais atinjam os equipamentos.

image2

 

Elevadores COM casa de máquinas precisam ter a casa de máquinas ventilada, em atendimento à NBR 16042.

A casa de máquinas deverá ser ventilada adequadamente, com ventilação natural e cruzada (NBR-NM 207, item 6.3.5.1), garantindo a funcionalidade dos equipamentos do elevador e a segurança e conforto dos nossos colaboradores autorizados ao acesso do local.

Dois ou mais caixilhos para ventilação, cada um deles instalado em paredes distintas na casa de máquinas, devem ser usados para promover o cruzamento da ventilação natural. Estes caixilhos devem ter dimensões mínimas e efetivas correspondentes a 10% da área total do piso e devem estar localizados nas faces da casa de máquinas que se dão para o meio externo.

image3

image4

A temperatura ambiente da casa de máquinas deverá ser mantida entre + 5°C e + 40°C (NBR-NM 207, item 6.3.5.2 e instrução no 41 do GEM-RJ).

Se apenas uma parede na casa de máquinas der para o meio externo, impedindo a instalação de mais um caixilho em outra parede para a ventilação natural cruzada, um domus para ventilação, a ser instalado na laje de cobertura da casa de máquinas, poderá ser usado pela Construtora como alternativa para o cruzamento da ventilação.

image5

Quando não for possível viabilizar a ventilação natural, a Construtora poderá optar pela ventilação mecânica, que pode ser realizada por dois meios: forçada (mecanismo de insuflação e exaustão do ar no ambiente) ou condicionada (através do aparelho de ar condicionado).

image6

A Construtora deve garantir o não gotejamento de água possível do aparelho de ar condicionado, oriundo do mau funcionamento do dreno de condensação, para evitar o contato da água com os equipamentos mecânicos e eletrônicos presentes na casa de máquinas.

Faça, abaixo, o download de nossas “Pastas de Acompanhamento de Obras da Atlas Schindler” e conheça os pré-requisitos, dos elevadores com e sem casa de máquinas, que facilitam a gestão da obra:

Captura de Tela 2017-10-02 as 12.52.55Captura de Tela 2017-10-02 as 12.53.09

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!