fbpx
Início Arquitetura Arquitetura Uma ferramenta prevê quanto você vai gastar na reforma da sua casa

Uma ferramenta prevê quanto você vai gastar na reforma da sua casa

O Pró-Reforma, criado por pai e filha, indica os materiais necessários e até quanta poeira ou barulho serão feitos com a obra

0
Gilson e Flávia Lima: pai e filha hoje são sócios na CUG (Foto: Divulgação)

Planejar uma reforma em casa pode ser um sonho ou um pesadelo. Por trás de um projeto para uma cozinha nova, por exemplo, está uma extensa lista de materiais, ferramentas e serviços que podem ser difíceis de se mensurar — e erros tendem a encarecer ou atrasar o projeto.

Tornar essa etapa mais transparente e previsível é a proposta do Pró-Reforma. A ferramenta, desenvolvida pela startup carioca CUG, simula gastos, itens e até a poeira e o barulho envolvidos em uma obra.

Um começo complicado

A ideia surgiu de uma dificuldade (e uma necessidade) de mercado. Em 2013, durante o seu mestrado, a arquiteta Flávia Lima criou uma metodologia que usa algoritmos e modelos estatísticos para estimar os custos de construções de forma totalmente antecipada. O desenvolvimento contou com o apoio de seu pai e hoje sócio, o engenheiro de produção Gilson Lima.

“Quando terminei o mestrado, a tese podia virar um livro preto na estante da univerdade ou ser inserida no mercado. Eu escolhi a segunda opção”, relembra Flávia. A ideia foi selecionada pela incubadora da Coppe/UFRJ e deu origem à CUG, uma consultoria que oferece o software como um serviço a construtoras. A startup também venceu dois editais de inovação do SENAI, arrecadando R$ 365 mil entre 2015 e 2016.

Mas o mercado de construção viveu um de seus piores momentos nos últimos anos e só recentemente passou a se recuperar. Nesse meio tempo, a startup teve de lidar com um nicho enfraquecido e quase sem novos empreendimentos. “O problema que nós solucionamos não estava entre as prioridades do mercado, que estava mais preocupado com antigos lançamentos”, afirma a empreendedora.

Protótipo do Pró-Reforma, ferramenta que prevê gastos e materiais de obras (Foto: Reprodução)

Nova perspectiva

Em 2017, a startup foi abordada por uma varejista com uma demanda diferente: prever os gastos de reformas residenciais em vez de construções. Por envolver uma estrutura que já existe e será modificada, a solução exigiria uma metodologia bastante diferente da original.

Flávia aceitou o desafio, e assim surgiu o Pró-Reforma. A plataforma utiliza algoritmos que funcionam como uma “árvore de decisões” para apoiar o usuário no planejamento de sua reforma. Para trocar um piso, por exemplo, ele informa o tipo de revestimento presente no local e qual deve ser aplicado na obra.

Entre o antes e depois há muita coisa envolvida. “O sistema olha para o que está lá, o que precisa ser tirado, como é preciso preparar a base, quanta poeira isso vai gerar, qual será a durabilidade e qual será o custo”, exemplifica Flávia. O resultado final é uma lista de produtos e serviços, com respectivas quantidades e valores.

A plataforma foi desenvolvida em parceria com a startup Electric Dreams, que cuidou da parte digital da solução. O Pró-Reforma já arrecadou R$ 460 mil em editais do SENAI e do CNPq.

No mercado

Agora, a CUG está em fase de negociação comercial com a varejista interessada para incorporar a ferramenta em sua página, onde clientes, que vão desde proprietários de imóveis até profissionais da construção, poderão acessá-la ao fazer compras.

A ideia é formar parcerias com diferentes empresas, que poderão personalizar a ferramenta com seus produtos e valores. Com isso, a startup espera popularizar a ferramenta e atender ainda mais pessoas. “Comprar e instalar um piso envolve materiais que muitas pessoas nem sabem que existem”, afirma a fundadora.

No futuro, a ideia é também oferecer uma solução personalizada para prestadores de serviço nessa área. Além de prever os custos da reforma, ela permitiria criar e enviar orçamentos aos clientes.


Fonte: Ana Laura Stachewski, da Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!