fbpx
Início Mercado Boas Práticas Três pontos importantes de uma boa impermeabilização

Três pontos importantes de uma boa impermeabilização

0

Primeiramente acredito ser interessante explicar o que é impermeabilização para o público em geral. Impermeabilização é uma técnica que visa proteger algumas áreas específicas de uma edificação, que sofrem ação da água, de diversas origens como de chuva, banhos, lavagens e muitas outras.

Utilizamos essa técnica para prolongar a vida útil da edificação e garantir que os ambientes construídos sejam ambientes saudáveis, livres de umidade, mofo e fungos. Uma edificação com a impermeabilização correta garante qualidade de vida mais saudável para quem vai utilizá-la. Não que seja o único detalhe que garanta a salubridade do ambiente mas é um dos mais importantes.

impermeab1

Primeiro ponto, quanto antes pensarmos e fizermos a impermeabilização, o custo da mesma é menor, resumindo, comece a pensar no projeto se for uma obra nova e fique muito atento para as reformas, pois essas sim são complicadas de conseguir um bom resultado quando já se tem um problema crítico de impermeabilização. Lembrando-se de verificar detalhes construtivos que ajudem ao escoamento correto da água e nos produtos adequados para cada detalhe construtivo. Esse é o segredo de uma impermeabilização eficiente e barata!

Segundo ponto, depois de definidos os detalhes construtivos, é hora de pensar nos produtos que vamos utilizar. Hoje em dia temos diversas marcas e produtos que atendem ao mesmo fim, para o mesmo detalhe construtivo. Por exemplo, para fazer a impermeabilização de um ralo de box de banheiro temos hoje no mercado algumas soluções interessantes que variam de empresa para empresa fornecedora e às vezes até duas ou três soluções que uma mesma empresa oferece.

Terceiro ponto, esse talvez seja o mais importante, exija qualidade de detalhamentos no projeto, exija qualidade de produtos utilizados e exija que a mão de obra execute o serviço de acordo com as especificações do projeto e do fabricante.

A impermeabilização é algo muito antigo e mesmo assim muitas vezes deixado em segundo plano nas obras hoje em dia. Não interessa se sua obra é pequena, média ou grande ou se é uma residência, um prédio, uma indústria ou um campo de futebol.

Uma impermeabilização bem feita está diretamente ligada ao custo de preservação do seu imóvel e principalmente a saúde das pessoas que vão utilizar aquele ambiente.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!