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A reunião das tribos

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O desenvolvimento imobiliário apresenta grandes desafios, mas as escolhas que fazemos para os nossos projetos podem transformar esses desafios em oportunidades: mobilidade; conectividade; economias de escala; estilos de vida saudáveis e etc.

Segmentação não é um conceito que é estranho para mim. Aqueles que me conhecem sabem que eu tenho insistido durante anos na sua importância, sendo particularmente incisivo com o setor imobiliário, onde o desenvolvimento dos empreendimentos são cada vez mais elaborados e tem toda a capacidade de criar produtos para segmentos específicos.

Gerando produtos segmentados criamos pontos de referência conhecidos, sucesso de comercialização e mudamos paradigmas. Tudo graças à segmentação que nos permite agregar valor ao produto imobiliário de forma inimaginável.

Vamos usar um exemplo para entender como esse conceito funciona.

Pense nas seguintes atividades:

-Desenvolver um Projeto de um Condomínio de terrenos

-Desenvolver um Projeto de um Condomínio de terrenos para jovens casais

Na primeira tarefa, como você iria começar por definir e delinear o produto? Certamente só você pensar no projeto urbanístico e no tamanho de terrenos, mas não teria uma bússola para leva-lo a definir quais os itens que o cliente realmente valoriza.

Agora, se você for projetar um condomínio segmentado? Seu processo seria o mesmo? Nós só precisamos de uma palavra para definir o segmento e alcançar um produto revolucionário identificando claramente quais os pontos que o cliente realmente valoriza.

E aí que esta a magia e o poder da segmentação.

Hoje um projeto diferenciado vai mais além, é necessário levar em conta além do segmento os grupos sociais unidos por interesses comuns (tribos).

As tribos se reúnem em sites de redes sociais, fóruns ou comunidades. Em outras palavras, quando um empreendedor define um segmento voluntariamente decide a onde começa e termina um grupo homogêneo. A tribo é formada expontaneamente e o grande trabalho é descobrir em que segmento ela se enquadra.

Ao contrário dos segmentos, as pessoas podem ser parte de várias tribos simultaneamente. Assim, podemos ser parte de um grupo de corrida ou yoga, então se juntar a tribo do nosso time favorito e, eventualmente, ser o grupo de pais de crianças pequenas. A coisa interessante sobre este fenômeno é que, uma vez que já está integrada, a comunicação com estes grupos é muito mais simples. Se você gerar o conteúdo correto as chances são de que as pessoas compartilhem estas informações com as suas tribos com grande permeabilidade. Além disso, os líderes tribais se tornam grandes “canais” de comunicação. No setor imobiliário, o nosso maior desafio é entender as necessidades destas comunidades e construir espaços que atendam a essas tribos. As tribos já estão se reunindo, pelo menos em espaços digitais.

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