fbpx
Início Arquitetura Urbanismo Precisamos reinventar a cidade

Precisamos reinventar a cidade

0

Precisamos urgentemente reinventar a cidade e parar seu crescimento anárquico. Nesse sentido, algumas atitudes certamente contribuiriam para esta melhoria e para o nosso bem estar. Este  talvez seja um dos temas mais importantes a ser discutido atualmente mas tem recebido pouca atenção dos gestores públicos e da mídia em geral.

reinventar a cidade

O legado de nossas cidades com um crescimento tão rápido da frota de veículos nos últimos anos, sem a mínima infraestrutura viária está gerando um cenário de caos urbano. Os nossos governantes não conseguem mais prover uma quantidade “eficiente” de infraestrutura nos locais onde é necessária. Precisamos reinventar a cidade urgentemente, nos envolver mais intensamente com os nossos vereadores, autoridades e meios de comunicação social para contribuir com uma solução mais harmoniosa neste caos.

Como o crescimento urbano é um processo complexo e dinâmico, tentar desenhar a cidade de cima para baixo não tem sido a melhor solução, esta fórmula não consegue mais acompanhar as mudanças dos interesses e das demandas da população, que vive e usa no cotidiano estes equipamentos oferecidos pelo planejamento atual. Diante destes desafios, dois pontos são muito importantes para nossa reflexão com o objetivo de reinventar a cidade:

  • Promover a mobilidade alternativa e valorizar os pedestres. Nos últimos cinco anos, as principais vias das nossas cidades tiveram um aumento médio do uso de carros particulares em 20%. Isto significa que, além do crescimento desordenado, a nossa preferência no transporte contribui para o agravamento da situação de mobilidade na cidade. Precisamos investimentos no setor e uma mudança cultural para inverter as tendências.
  •  Precisamos urgentemente reinventar o espaço público. Cidade significa viver os espaços públicos com qualidade. Criar espaço é apenas metade do desafio; a outra parte é manter o espaço público atrativo e lhe dar vida real. A reciclagem de muitos destes espaços é sempre muito positiva para o bem-estar de longo prazo da população urbana.

Sempre é bom lembrar que em nenhum período da história da humanidade, houve mais pessoas vivendo nas cidades do que temos atualmente. Este fato deve levar os legisladores e os agentes públicos a rever alguns conceitos que atualmente estão em vigor.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!