fbpx
Início Gestão Normalização Gestão de reformas: cuidado com informações equivocadas

Gestão de reformas: cuidado com informações equivocadas

0

Alguns meios de comunicação divulgaram nos últimos dias, reportagem sobre a norma ABNT NBR 16280 a qual trata da gestão das reformas, a RSO ASSESSORIA e a CONDOMÍNIO EM ORDEM gostaria de esclarecer que muito dos pontos elencados não condiz com o conteúdo técnico da norma o que nos evidencia uma falta de conhecimento do conteúdo para elaboração das reportagens.

Alinhado com nossa missão de trazer a informação em uma linguagem apropriada, sem comprometimento do conteúdo técnico elencamos alguns pontos e a verdadeira definição da nova norma.

Sobre a exigência de engenheiro ou respectivo laudo, para uma simples pintura de apartamento, a norma não define isto e muito pelo contrário esclarecemos que para pintura de unidades, as quais não recorram em trabalho em altura, conforme definido na NR 35 MINISTERIO DO TRABALHO, não se faz necessário a apresentação de ART ou RRT de responsável técnico, a mesma somente deverá ser exigida no caso de pintura em fachadas ou em locais que mesmo interno sejam em altura, ou seja em 95% dos caso, ou por exemplo uma simples pintura não e necessário.

Sobre os laudos, a norma não define exigência alguma de laudo, o que define e que na falta de competência técnica do responsável legal para análise do escopo do serviço pretendido, o mesmo poderá encaminhar para análise de especialista.

Vale salientar, que a norma possui um anexo informativo que descreve os serviços onde e recomendado a contratação de profissional habilitado e onde a mesma não é.

A RSO ASSESSORIA e a CONDOMÍNIO EM ORDEM poderão lhe ajudar a ter informações importantes de seu sistema, em uma linguagem simples e direta, sem prejuízo da qualidade técnica.

[fusion_youtube id=”https://www.youtube.com/watch?v=UQJX8m-HsMg” width=”” height=”” autoplay=”false” api_params=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=””][/fusion_youtube]

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!