A qualidade das estruturas em paredes de concreto está intimamente ligada às características do concreto. O desenvolvimento de um traço adequado por um tecnologista de concreto é fundamental para o bom funcionamento do conjunto : acabamento da face e das arestas , preenchimento total da forma, baixa incidência de fissuras.

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Tudo leva a um concreto auto adensável que consegue preencher toda a altura da parede, mesmo com uma largura pequena e presença de telas e eletrodutos na mesma. Devemos ter uma boa qualidade das formas, em função do maior empuxo do concreto e boa amarração de todos os elementos que estiverem dentro da parede ( caixas elétricas e eletrodutos ). Para isso o mercado já desenvolveu caixas e espaçadores plásticos apropriados para estas situações.

O concreto auto adensável é caracterizado por ser mais argamassado com a presença de finos em sua constituição. Estes finos já diminuem bastante a retração , mas , se for necessário, podemos utilizar aditivos anti-retração.

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Este concreto é normalizado pela NBR 15823 e pode ser especificado através dos ensaios previstos na mesma:

Fluidez : slump-flow entre 650 e 750 mm ( SF2 )

Viscosidade : Tempo para abrir 500 mm menor que 2 s ( VS1 )

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Habilidade passante por um anel J, medindo a altura do concreto dentro e fora do anel. Esta diferença deverá ser menor que 25 mm ( PJ1 )

Segregação e exsudação por identificação visual: observar se o agregado está bem distribuído e se não há nata de cimento na borda do concreto

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Nos projetos estruturais devemos ter as especificações:

  • Classe de agressividade
  • Resistência característica aos 28 dias, fck
  • Resistência de desforma a xx horas fcj
  • Módulo de deformação Ec ( tangente )
  • Coeficiente de retração
  • Slump-flow
  • Fator água/cimento
  • Diâmetro máximo dos agregados
  • Consumo mínimo de cimento
  • Consumo mínimo de finos inertes
  • Consumo mínimo de fibras de polipropileno

1 COMENTÁRIO

  1. O concreto auto adensável é uma bela ferramenta, mas tem alguns cuidados que não podem ser descartados, pois uma vez aditivado, tem pouco tempo para seu lançamento (por volta de 40 minutos após a aditivação), caso contrário perde sua trabalhabilidade muito mais rápido que o concreto convencional, gerando falhas ainda maiores que podem até chegar a perda da tubulação.

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