fbpx
Início Construção Canteiro de Obras Porque os Engenheiros são importantes para a obra

Porque os Engenheiros são importantes para a obra

0

É de conhecimento comum que os engenheiros são importantes para obras, mas raramente as pessoas sabem o porquê dessa importância. Ou ainda o que um engenheiro faz.

Normalmente tem se a ideia de uma pessoa sentada em uma sala criando plantas de imóveis, quando não se pensa naquela pessoa de pé com um capacete de proteção fazendo anotações enquanto analisa a obra.

De fato, um engenheiro pode ser encontrado fazendo as duas atividades anteriores, mas estas não são as únicas feitas por um e nem mesmo as mais importantes.

asd                                                                                     Foto: Reprodução

Para saber o que faz um engenheiro e porque eles são importantes, continue lendo esse artigo.

O que faz um engenheiro

O profissional de engenharia precisa estudar e conhecer a fundo os processos de uma obra, para que possa controlar não apenas o que será feito, mas como será.

Visto que para projetar uma simples casa comum, é preciso entender e as vezes realizar testes nos materiais escolhidos, assim como nos métodos utilizados.

Um engenheiro também pode fazer parte de todo o planejamento da obra, ajudando a definir os prazos, gastos e muitos outros.

Além de estar diretamente ligado a execução do projeto. Visto que um construtor não pode visualizar todos os detalhes como um engenheiro.

Estes que muitas vezes significam o sucesso ou fracasso da obra. Pois uma viga a centímetros do local correto pode desencadear grandes problemas, assim como a utilização de um material não planejado.

Em suma, o engenheiro não apenas projeta, mas realiza testes, análises, confere trabalhos, faz estudos de terrenos e algumas outras atividades.

Antes de uma obra ser iniciada, um engenheiro já terá trabalhado por um grande período de tempo, algo que nem sempre é visível para as outras pessoas. Principalmente para aqueles que não trabalham diretamente no projeto.

Qual a importância dos engenheiros

Como foi discorrido anteriormente, um engenheiro irá garantir o sucesso da obra, pois este terá como função saber a resistência, o tipo de uso e materiais compatíveis de cada item a ser utilizado.

Assim como prever o peso de móveis, pessoas e outros sobre um imóvel. Além da força de intempéries.

Todos esses que somente são descobertos através de cálculos exaustivos e quando estão equivocados podem causar danos ou a total destruição de um imóvel.

A importância do engenheiro é a mesma de finalizar a obra da melhor forma possível. O que raramente acontece em obras das quais não contam com um ou mais engenheiros.

Também é importante ter em mente que existem diversos tipos de engenheiros no mercado, cada qual com suas áreas especificas e funções.

Engenheiros possuem uma grande importância para a construção civil, assim como os seus trabalhos podem parecer complexos em alguns momentos. Podendo trazer algumas dúvidas se são ou não necessários.

Logo, nem todo engenheiro estará apto para liderar ou trabalhar em uma obra.

Como pode ser visto, um engenheiro é indispensável para obras.

Artigo anteriorRever processos para reduzir custos operacionais em tempos de “crise”
Próximo artigoO que são Verga e Contra Verga e para que servem?
Carlos Alberto Simão, autor do site https://premonta.com.br/ e https://engcarlos.com.br/, formado em Engenharia Civil, pela Universidade de Bauru, com Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, pela USP – Universidade São Paulo; Pós-Graduação em Gestão da Qualidade pela Faculdade da Grande Fortaleza e Auditor Líder da Qualidade ISO 9001:2008 pelo Bureau Veritas. Trajetória de sucesso, com um grande aperfeiçoamento profissional em diversas áreas e atuando em diversas empresas do país, desenvolvendo contratos de parceria e colaboração, obtendo constante crescimento ético e profissional, cumprindo metas e desafios lançados, e trabalhando em algumas das maiores empresas do Brasil. Vamos juntos promover e difundir o conhecimento e interesses dos nossos profissionais em suas áreas de atuação.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!