fbpx
Início Construção Estrutura Reforçar concreto armado: nem sempre precisa sair caro!

Reforçar concreto armado: nem sempre precisa sair caro!

0
reforçar concreto armado

Todas as estruturas de concreto armado, mesmo aquelas bem projetadas e construídas, e corretamente utilizadas, desenvolvem sintomas patológicos. Além disto, muitos são os casos de estruturas que, por um motivo ou por outro, necessitam ter sua capacidade portante aumentada. Nestes casos, que implicam trabalhos de recuperação ou de reforçar concreto armado, o conhecimento dos procedimentos e das técnicas a serem adotados é de fundamental importância para que a estrutura tenha realmente a sua capacidade portante original recuperada, ou reforçada, com custos reais e compatíveis.

O que orienta o rumo dos custos neste tipo de obra é a estratégia inicial de ataque ao problema. Este setor, antes todo artesanal e arcaico, se tornou usuário das mais modernas técnicas e materiais de engenharia, impulsionado pelo significativo interesse na revitalização das construções em todo o mundo desenvolvido e em desenvolvimento. Tudo se alterou, inclusive as possibilidades de custos.

Sim, o grande problema é a incerteza de orçamentação para a realização do serviço. Como orçar de forma segura e justa serviços e materiais para atividades de tão difícil apropriação?  Os problemas patológicos simples são os que admitem padronização, podendo ser resolvidos sem que o profissional responsável tenha conhecimentos altamente especializados. Para estes casos você tem solução.

A dificuldade ocorre quando surgem problemas patológicos complexos, ou acidentais, que não convivem com mecanismos de inspeção convencionais, obrigando a uma análise pormenorizada e individualizada do problema, sendo então necessários profissionais com profundos conhecimentos nas disciplinas, tanto de materiais quanto de estrutura.

As qualidades das especificações e dos projetos determinam a estratégia inicial de ataque ao problema e é esta estratégia que conduz à redução do custo.  

Os recursos e técnicas tradicionais são caros devido à baixa tecnologia empregada e a baixa produtividade. E se tornam mais caros ainda devido a forma de contratação usual, que embute e acomoda todas as incertezas dos custos.

Quando pensar em reforço de estruturas, seja ousado. É mais econômico!

Em nosso escritório, propomos a contratação por administração – com uma meta de custo definida, e o emprego de materiais mais evoluídos, com baixa incidência do uso de mão de obra e elevada produtividade.  Aí a conta fecha!

Reforçar concreto armado não precisa ser tão caro

Um cliente nos chamou para tratar sobre nossa proposta para uma obra. Queria falar sobre valores. Era visível que ele estava otimista com a possibilidade do significativo ganho, mas se sentia inseguro frente à tamanha diferença de preços. Neste caso específico, por sorte, todo o edifício podia ser recuperado por processo não destrutivo, por impregnação e fibras, e realmente o custo era substancialmente mais baixo. 

Esclarecidas e desfeitas as dúvidas, fechamos o contrato e ele realizou os serviços. No final, fizemos um check-up com um laboratório reconhecido, documentamos uma entrega bem embasada também em seu aspecto legal, além do técnico, e ele usufruiu do ganho com segurança. 

Embora muita coisa ainda precise ser estudada, por se tratar de um campo muito vasto e interdisciplinar, os conhecimentos relacionados à Patologia das Estruturas têm avançado ao longo do tempo, com especial ênfase nos últimos 20 anos, não só como resultado das lições emanadas do dia-a-dia das construções, mas também pela justificação científica alcançada por pesquisas realizadas em diversas instituições e universidades nacionais e estrangeiras.

São especificadas soluções avançadas onde necessárias, tradicionais onde possíveis, e quase sempre se consegue excelentes resultados por processos não destrutivos.

E como o cliente também participa da apropriação e da gestão dos custos, todos os controles permanecem ao seu alcance. Sem surpresas!  

 
Artigo anteriorE você? Já fez seu Planejamento Estratégico hoje?
Próximo artigoLicitações: proposta de elevação do seguro-garantia não assegura conclusão de obras, diz o SindusCon-SP
Consultor de concreto na PETRONILHO & ENGENHEIROS ASSOCIADOS Petronilho tem uma vida inteira dedicada à tecnologia do concreto e à viabilidade de suas aplicações. Com uma equipe de engenheiros altamente especializados na disciplina, atua como consultor no mercado urbano de edificações, nas obras industriais e de infra-estrutura no Brasil, e dedica especial atenção aos projetos em concreto arquitetônico em diversos países. Foi um dos pioneiros no manejo de grandes volumes de concreto massa refrigerado no Brasil, com a construção de barragens e portos. Na última década tem se dedicado ao estudo, divulgação e emprego do concreto durável, cuja expectativa de vida saudável, sem patologia, chega aos 100 anos. O foco do trabalho é a viabilização financeira do empreendimento com o uso da inovação na construção. Consultor de tecnologia do concreto; consultor de engenharia, portos, aeroportos, grandes projetos de arquitetura, concreto gelado, concreto impermeável, concreto anti-radioativo, ressonância magnética, concreto sub-aquático, sistemas construtivos.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!