fbpx
Início Gestão Planejamento e Gestão de Obra Por que razão os grandes projetos de construção falham com tanta frequência?

Por que razão os grandes projetos de construção falham com tanta frequência?

5
Worried businessman standing beside a graphic with negative trend and cityscape in the background

Worried businessman standing beside a graphic with negative trend and cityscape in the background

Sabe-se que as grandes ideias têm o potencial de levar a sociedade longe, e isso é verdade especialmente quando lidamos com grandes projetos de construção e de engenharia. Durante a fase de desenvolvimento de um projeto desta natureza, nos deparamos com uma série de “grandes ideias” que podem parecer grandes em teoria, mas na prática acabam abrindo o caminho para estes projetos falharem, trazendo assim uma situação caótica a seus investidores e fornecedores.

A literatura sobre falhas em projetos de construção de grande porte (ou Mega Projetos), apresenta diversas definições para classificar um projeto como falho, porém todas estas definições convergem para um mesmo ponto:

“ Um projeto falho é aquele que não foi capaz de alcançar os objetivos acordados. ”

Sabemos que o objetivo principal dos projetos na área de engenharia e construção é de maximizar os recursos investidos gerando assim o máximo de valor possível para seu proprietário ou no caso de projetos privados, gerar o máximo retorno para o seu investidor.

Pode-se tentar considerar que a falha em projetos de construção de grande porte seja uma ocorrência incomum, porém em minha pesquisa me deparei com uma realidade de que 2 a cada 3 projetos de grande porte falham miseravelmente no setor de infraestrutura no Brasil, o que é muito maior que qualquer empresa pública ou privada possa suportar. Está enganado aquele que pensa que essa alta taxa de falha é exclusividade do Brasil. Com o lançamento da iniciativa “One Belt, One World1” pela China2, onde o país pretende disponibilizar 900 bilhões de dólares em linhas de crédito para construção de infraestruturas globalmente, alguns pesquisadores da Universidade de Oxford concluíram que os mega projetos conduzidos por empresas chinesas falham a uma taxa maior que 50%3. Segundo o IPA (Independent Project Analysis), esse número chega a mais de 60% globalmente.

Grandes projetos de engenharia e construção são certamente um lugar fértil para desilusões e decepções e por isso você precisa saber como evitar um destino semelhante. Para evitar que seu projeto falhe, é muito benéfico compreender o que chamamos de “Os Sete Pecados Capitais dos Grandes Projetos de Engenharia4” que são atitudes muito comuns que levam estes projetos a falharem. A seguir veja um resumo destas atitudes:

imagem

 

No próximo artigo abordarei Os Sete Pecados Capitais em Grandes Projetos de Engenharia.

Até lá!

 

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!