Flag of Brazil painted onto a grunge brick wall

No momento atual que passamos, verifico que as pessoas deixaram de acreditar em nosso País, achando que o BRASIL não tem mais solução.

Eu sou muito realista e após já ter vivenciado algumas crises, continuo acreditando em nosso País e tenho razões concretas para isso. Nosso povo têm uma característica de com frequência focar apenas o lado negativo das coisas, esquecendo que somos uma nação relativamente nova e estamos em fase de aprendizado.

Se pararmos para avaliar alguns fatos de nossa história recente, posso afirmar, sem sobra de dúvida, que somos uma nação de pessoas com garra e que supera as grandes dificuldades como por exemplo:

  • Conhece alguma outra nação que nos últimos 49 anos tenha trocado de moeda 7 vezes?
  • Conhece algum outro País que tenha as taxas de juros como as nossas e consegue trazer empresas estrangeiras?
  • Conhece um País onde se demora mais de 107 dias para abrir uma empresa?
  • Que País com mais de 14 milhões de desempregados que não teve uma revolução?

Com tudo isso ainda somos a quinta maior nação do mundo; o maior exportador de alimentos mundial; o maior produtor de carne bovina e de frango do mundo; o terceiro maior exportador de aviões; temos a maior reserva de água doce do mundo e a cidade de São Paulo possui a maior frota de helicópteros do planeta, ultrapassando a Nova York.

Outro dado que me faz ter certeza que nosso País é viável é que nos últimos anos, mesmo com a crise que se instalou, temos recebido investimentos estrangeiros de mais de 55 bilhões de dólares anuais. De 2011, até março deste ano, já recebemos 18.6 bilhões de dólares. Será que só o povo brasileiro não acredita em seu potencial?

Slide1

Outra informação relevante é que se analisarmos a variação de nosso PIB desde 1948, verificamos que sempre que ocorreu uma grande variação negativa, em seguida tivemos crescimentos significativos como demonstra o gráfico abaixo.

Apresentação3

Mais um fator de grande relevância, é a análise de como os fundos de investimentos estrangeiros escolhem os países que receberão seus recursos. Segundo o jornalista da Globo News, Donny de Nucio existe 3 fatores fundamentais:

  • Maiores populações
  • Maiores territórios
  • O PIB do País

E se analisarmos os únicos Países que atendem estes 3 requisitos simultaneamente iremos encontrar:

1º Lugar China
2º Lugar Estados Unidos
3º Lugar Brasil
4º Lugar Rússia

Então fica claro que nosso País é viável e depende apenas de cada um de nós levantarmos nossas mangas e trabalhar com afinco, pois os empresários brasileiros sempre foram competentes, possuem muita garra e acreditam em nosso Brasil, independente das maiores dificuldades econômicas e políticas que se apresentaram ao longo dos últimos anos.

Acredite em seu País, vale a pena!

 

Wilson de Mello Jr

 

Diretor Executivo

www.ceoe.com.br

wiljr@ceoe.com.br

2 COMENTÁRIOS

  1. Ótima reflexão! Estou entre os 14 milhões de desempregados, mas certamente entre os que acreditam no Brasil. O país, nós sabemos, passeia no fio da navalha, todavia bem perto da tragédia existe a glória (esta sim! Sempre anda no limite, pena que só nos damos conta do auge quando vem a queda) e tudo pode mudar com atitudes acertadas na econômica. Vamos acreditar nessa revolução econômica e superar os desafios do dia a dia, acreditando e trabalhando com garra, qualificando a mão de obra, reciclando as idéias, pois uma coisa é certa, eu, você, eles, nós é que fazemos este país, não os outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here