fbpx
Início Mercado Boas Práticas Plano de Negócio na Construção Civil – Para que fazer?

Plano de Negócio na Construção Civil – Para que fazer?

0

Um plano de negocio bem estruturado apoia o Gerente do Projeto a buscar os reais objetivos esperados pelo cliente!

O plano de negócio deve ser definido no início do planejamento do empreendimento, contendo as premissas, restrições, e demais informações relevantes a serem consideradas pelos executores.

plano de negócio

 

Deve ser o resultado de um estudo detalhado por parte do cliente, de viabilidade do empreendimento, de modo que os objetivos almejados por este cliente sejam conhecidos, e possam ser buscados pelo Gerente deste Projeto.

 

Também chamado de business case, e assemelha-se em muitos pontos ao Termo de Abertura de Projeto que encontramos no PMBoK, Guia de Gestão de Projetos criado pelo PMI. (Project Management Institute).

O ideal é que este plano de negócio inclua, além do prazo final, custo total e o escopo geral, alguns dados a mais.

Cultura da empresa:

Trazer o máximo de dados sobre a cultura da empresa que possa influenciar no modo de conduzir um empreendimento, como balizadores do apetite a risco desta empresa, ações e procedimentos aceitáveis ou recomendáveis, informações sobre o Código de Ética, como esta empresa é estruturada.

Objetivo do projeto:

Sabemos que nenhum empreendimento é um projeto independente. Devemos entender como este projeto está inserido nas atividades da empresa, qual sua representatividade, prioridade, e se faz parte de um programa maior.

Tipo do projeto:

Características físicas do projeto, como a localização, distribuição no terreno, distâncias de acessos, geometria – é plano ou temos vários andares? É uma indústria ou um edifício residencial? São vários blocos ou apenas um unidade? Já temos premissas de estrutura, acabamentos, fechamentos, etc.?

Tempo:

Além de simplesmente informar a data de conclusão necessária, é necessário sabermos se existem  marcos importantes intermediários que devem ser atendidos. Qual a flexibilidade entre a data de conclusão desejada e a última data absoluta e real de entrega: pense como exemplo um estádio da Copa…

Desempenho:

Além da conhecida Norma de Desempenho, temos que ter definido o desempenho funcional exigido do produto final. Importante também que se definam indicações de padrões de qualidade, já que o que é bom para um pode não ser bom para outro, e o importante é que seja bom para o cliente, e não para o Gerente de Projetos ou para a construtora.

Financiamento:

Qual o valor total disponível do cliente no início do empreendimento, e se ele já possui o valor total em caixa. Depende de financiamento em bancos, ou depende de liberação de fundos de investimento? Existem restrições no fluxo de caixa, e como isto será controlado?

Capital versus custos operacionais:

Podemos ter diferentes posições nas tomadas de decisão de soluções de projeto de acordo com o projeto: um equilíbrio CAPEX – OPEX deve ser atingido pois o cliente vai operar ou utilizar este empreendimento, ou o custo do capital inicial deve ser o fator decisivo já que o empreendimento será vendido logo que pronto e as despesas de OPEX não correrão sob sua responsabilidade? (Obs: Para o entendimento desta análise, podemos considerar o CAPEX como o custo para a construção e o OPEX o custo para a operação do empreendimento).

Riscos:

O provável impacto dos riscos inerentes aos processos do projeto associados a tempo, custos e funcionamento na organização do cliente, como possibilidades de paralisação da obra pela Matriz no exterior, alterações no mercado econômico, ou outros já identificados.

 

Enfim, quando maiores informações forem fornecidas, mais detalhado e mais adequado poderá ser o planejamento deste empreendimento, e menores as chances de não obter sucesso, com variações de custo, prazo ou escopo, e que diminuirão o retorno do cliente sobre o capital a ser investido neste empreendimento!

Assim, desenvolva seu plano de negócio detalhadamente, você só tem a ganhar!

Quer saber mais? Entre em contato!

Arquiteta e Gerente de Projetos, MBA, PMP e MRICS

20 anos de experiência no Desenvolvimento de Projetos no setor da Construção

4 anos de experiência em Auditoria, Gestão e Controle de Projetos de Engenharia e Construção na PwC

Atualmente exerce Consultoria Independente 


Entre em contato para apoiar no desenvolvimento de seus planos de negócios, para a melhoria de sua performance!

 

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!