fbpx
Início Infraestrutura Infraestrutura Pavimentos permeáveis: saiba mais sobre este sistema

Pavimentos permeáveis: saiba mais sobre este sistema

1

Os pavimentos permeáveis fazem parte dos sistemas de drenagem urbana sustentável e permitem o manejo da água da chuva na fonte. Com esse sistema é possível utilizar uma área de estacionamento para infiltração de água ao invés de simplesmente direcioná-la para rede de águas pluviais, o que o torna um instrumento importante para atender às atuais legislações de restrição de vazão ou áreas impermeáveis. O pavimento permeável tem ainda a vantagem de melhorar a qualidade de água funcionando como um filtro.

São definidos como pavimentos com espaços abertos na sua estrutura que permitem a passagem de água e ar e podem ser usados em ruas de baixo tráfego, estacionamento, pátios, entre outros. A superfície de rolamento recebe a carga do tráfego e deve permitir a infiltração rápida da água.

Slide1

Para um correto funcionamento, é importante que toda a estrutura do pavimento permita a infiltração de água, que pode infiltrar diretamente no subleito ou ser direcionada a tubos de drenagem. A base do pavimento funciona como um reservatório, normalmente composto de material granular com um conteúdo de vazios de cerca de 40%. A superfície do pavimento pode ser de vários tipos: concreto permeável, blocos de concreto, placas de concreto ou asfalto poroso.

Slide2

Uma das grandes preocupações do sistema é o entupimento e eventual perda de capacidade de infiltração. A velocidade deste processo vai depender das condições de entorno do pavimento, como por exemplo, a presença de jardins. A manutenção é feita com água sob pressão ou aspiração e consegue restaurar grande parte da infiltração inicial. Vale ressaltar que o valor inicial de um pavimento permeável é normalmente superior à necessária para total infiltração da chuva. Como qualquer sistema construtivo, um projeto realizado por profissional qualificado é sempre necessário.

Nos próximos posts falarei de mais detalhes deste sistema que vem sendo usado cada vez mais.

Para mais informações sugiro os seguintes links:

ABNT NBR 16416:2015 Pavimentos permeáveis de concreto – Requisitos e procedimentos

Permeable Pavement Used On Sustainable Drainage Systems (SUDs): A Synthetic Review Of Recent Literature

ABCP – Downloads – Pavimento Permeável

Programa Soluções para Cidades – ABCP – Projeto Técnico: Pavimento Permeável

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!