fbpx
Início Gestão A origem e evolução do Lean Construction

A origem e evolução do Lean Construction

0
Lean Construction

De onde vêm o Lean Construction? O termo LEAN tem como base o famoso Sistema Toyota de Produção, o qual foi desenvolvido a partir de 1956 no Japão, tendo como pioneiros Taiichi Ohno, Kiichiro Toyoda e sua equipe, incluindo também Shigeo Shingo, entre outros.

A partir do Sistema Toyota de Produção foi desenvolvido o que chamamos hoje de LEAN SYSTEM, ou seja, um Sistema com foco em Operações Empresariais, envolvendo desde a Estratégia, passando pela Gestão até a Produção.

O termo LEAN foi cunhado por volta de 1994, com o lançamento do livro a “Máquina que Mudou o Mundo”, escrito pelos autores e consultores Womack & Jones.

LEAN SYSTEM possui metodologias e ferramentas que foram, ao longo dos anos, sendo desenvolvidas, aperfeiçoadas e até mesmo adaptadas pela Indústria Automobilística para a melhoria dos processos e da performance das pessoas e dos Negócios.

Com o passar dos anos outras Indústrias Automobilísticas aderiram também ao LEAN SYSTEM, pois viram que ele era realmente o grande diferencial da Toyota. Empresas como Mercedes, Porsche, Volkswagen, entre outras trabalham há muitos e muitos anos utilizando e adaptando o LEAN SYSTEM para os seus Modelos de Negócios e tem conseguido cada vez mais resultados espetaculares.

Depois de muitos anos sendo implementado e amplamente divulgado entre as Indústrias Automobilísticas, o LEAN SYSTEM foi também para sua rede de fornecedores, que tinha empresas de diversos segmentos e que também precisava melhorar seus processos e resultados. Neste momento o LEAN SYSTEM ganhou o setor Industrial como um todo e até hoje é a base para os mais variados Sistema de Produção.

Em 1992, Lauri Koskela escreveu o primeiro Artigo sobre e teoria da gestão da produção aplicada à Construção, no Relatório Técnico nº. 72 – Application of the New Production Philosophy to Construction, publicado pelo CIFE – Center for Integrated Facility Engineering, ligado à Universidade de Stanford, nos EUA. Este foi um marco acadêmico para o setor.

Em 1994 nasce o Lean Construction Institute dos EUA, tendo como coordenadores Howell e Ballard, pesquisadores do setor e que prestavam consultoria para diversas empresas.

A partir dos anos 1996 o LEAN ganha o mundo e começa a ser também implementado na área Naval, precursora do setor de Construção, por ter muitos processos parecidos e pelo fato de o processo construtivo se basear em Projetos.

De 2000 a 2006 o LEAN começa então a migrar para outras áreas como Saúde, Logística, Serviços, entre outras, e atualmente vem crescendo ainda mais os estudos e as implementações em torno do tema LEAN CONSTRUCTION em todo mundo.

Quando ingressei no quadro de Consultores da Porsche Consulting da Alemanha, em 2007, tive a oportunidade de trabalhar com LEAN na Saúde, Indústria e em projetos de Construção. Ao me tornar Gerente de Projetos, pude liderar iniciativas de médio e grande portes na Europa e Asia e também grupos internacionais de estudo que desenvolveram diversas metodologias e ferramentas para os projetos de consultoria nos clientes.

Em 2011 eu abri minha primeira empresa de Consultoria ao retornar ao Brasil – o IOPEX, Institute for Operational Excellence Brasil – e foi então que tive a chance de exercitar, NO BRASIL, tudo o que eu havia aprendido e desenvolvido em outros países. Fizemos projetos em grandes obras com empresas parceiras como Andrade Gutierrez, Odebrecht, OAS, Integra, Engevix, Carioca Engenharia, Invepar, Hochtief do Brasil, entre outras.

O IOpEx já realizou projetos em estradas, pontes, estádios de futebol, Navios, Usinas Termoelétricas e Nuclear, Portos, Rodovias, Oleodutos e Gasodutos, Ferrovias, Metrôs, Túneis, Terminais e Plataformas Petrolíferas, no setor Predial e também em áreas administrativas e de apoio como Engenharia, Suprimentos, Logística e muito mais.

Foram 6 anos de muitas viagens pelo Brasil e exterior, bem como de muito exercício prático de tudo aquilo que vivenciamos em outros países e que pudemos trazer para as empresas daqui.

Desde então focamos nossos esforços em formar pessoas através do nosso PROGRAMA LEAN CONSTRUCTION EXPERT e, através do nosso Processo de Mentoria Consultiva, conduzir Líderes e Gestores junto à implementação do LEAN CONSTRUCTION e da EXCELÊNCIA OPERACIONAL em suas empresas.

Desde 2015 tenho participado de Congressos Internacionais e levado comigo diversos cases práticos de projetos realizados aqui no Brasil. Tenho percebido muitas mudanças e uma evolução metodológica significativa nos projetos que realizamos bem como nos projetos apresentados por outras empresas e instituições.

O LEAN CONSTRUCTION deixou de ser, há muito tempo, apenas a implementação do LEAN MANUFACTURING na Construção.

 

É muito importante deixar isso claro, pois existem diversas pessoas e empresas do setor da Construção aqui no Brasil que ainda acham que implementar o LEAN em suas empresas e projetos significa trazer o que é feito na Indústria para as obras. Foi assim no início, mas atualmente não é mais.

Pelo contrário, de 5 anos para cá muitas metodologias e ferramentas foram desenvolvidas como o CICLO GPPC do IOpEx (Gestão por Processos, Pull Planning, Programação do Takt e Controle da Rotina), Last Planner System, Lean Project Design, Integrated Project Delivery, BVC – Best Value Procurement, Estratégia de Operações Construtivas, Estratégia de Produção e Logística para Obras, Logística Integrada para Construção (Logística de Abastecimento + Logística Interna de Obra + Logística de Descarte), BIM – Building Information Model, entre muitas outras.

É sob esta nova ótica que venho trabalhando atualmente, ou seja, procurando levar a meus clientes tudo o que há de mais inovador no setor da Construção em relação ao LEAN CONSTRUCTION, o qual, em muitos países, ganhou também um novo termo parceiro chamado EXCELÊNCIA OPERACIONAL NA CONSTRUÇÃO.

Falaremos sobre muitos destes temas nos próximos Artigos. Espero que estejam gostando e que possam contribuir participando conosco ativamente.

Clique aqui e saiba mais sobre o nosso Workbook.

Caso você tenha alguma dúvida, sugestão ou comentário entre em contato conosco no e-mail abaixo. Será um enorme prazer conhecê-lo e, quem sabe, podermos compartilhar conhecimentos. 

Um forte abraço,

Jevandro Barros

www.iopexbrasil.org

[email protected]

Artigo anteriorNovo articulista no Blog da Liga: Jevandro Barros – Excelência Operacional & Lean Construction
Próximo artigoO Lean Construction e as particularidades da Construção: o que considerar?
Diretor Geral e proprietário do IOpEx Brasil – Mentoria, Consultoria e Treinamentos Engenheiro Mecânico - Universidade Federal de São João del Rey - MG Mestre em Lean Construction - Karlsruhe Institute of Technology da Alemanha MBA – Gestão e Sist. de Produção Ind. Automotiva - Universidade Federal do Rio de Janeiro Especialista em Operational Excellence - Institut fuer Innovation und Management GmbH- Alemanha Lean Construction Expert - The Associated General Contractors of America – USA Membro e Parceiro - Lean Construction Institute - USA Instrutor do Lean Expert Program - Lean Coaching - Alemanha Autor do livro – Lean Construction e Excelência Operacional – Sistema de Produção para Construção Projetos Lean e Excelência Operacional realizados em mais de 32 países envolvendo Américas, Europa e Asia Expertise em Novos Negócios, Construção Enxuta, Planejamento Estratégico, Gestão Empresarial, Serviços e Varejo

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!