fbpx

foco2

Antes mesmo de comprar um ar-condicionado de ultima geração para qualquer ambiente precisamos pensar nas possíveis implicações dessa nova aquisição.

É logico que esse maravilhoso aparelho pode trazer uma qualidade de vida muito melhor para nós. Mas tudo tem um custo!

Qualquer aparelho que necessita de instalação e intervenções civis nas edificações, o ar-condicionado é um ótimo exemplo, devemos considerar os custos e os transtornos de tais modificações para a instalação do aparelho em questão.

Para uma nova edificação é aconselhável que desde os projetos iniciais, principalmente os projetos de alvenaria e elétrica e hidráulica, já incorporarmos os aparelhos. Uma dica muito valida é que antes mesmo da escolha do aparelho o Arquiteto ou o Engenheiro podem ajuda-los a definir os tipos de parede, tetos, janelas, telhados e sombreamentos que ajudem a reduzir o consumo de energia destes aparelhos já que o custo de uso é muito maior que o de aquisição dos mesmos.

Pense assim, em uma sala cujo aparelho de ar condicionado não precise funcionar a todo o momento o consumo de energia elétrica será menor e consequentemente o gasto com conta de luz será menor. Parece obvio, mas a maioria das pessoas não pensa nisso.

Agora para uma edificação já construída é um pouco mais complicada, recomendo procurarem um profissional capacitado para ajuda-los. Esse profissional pode ajuda-los na preparação para a instalação do equipamento escolhido e orientar como proceder em alguns itens que vem antes da instalação. Os itens mais comuns que devemos prestar atenção são: Tubulações, Umidade (dreno), Capacidade elétrica e a Voltagem necessária para o aparelho e a forma de fixação.

Uma má instalação ou uma má escolha de aparelho podem causar diversos problemas como incêndios, choques elétricos, dificuldade de manutenção, perda de eficiência do equipamento, danos às peças do produto, consumo excessivo de energia, perda da garantia do fabricante, má qualidade do ar (resultando em doenças pulmonares), redução da vida útil do ar condicionado, entre outros problemas os quais tenho certeza que ninguém quer.

Outra dica bacana é que hoje existem diversos sites que ajudam a calcular o melhor aparelho para qualquer ambiente. E depois de tudo bem calculado e instalado é só curtir sua sala, quarto, edícula ou qualquer que seja o ambiente com a temperatura que mais te agrade.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!