fbpx
Início Gestão O protagonismo do executivo de finanças em projetos nas organizações

O protagonismo do executivo de finanças em projetos nas organizações

O papel do executivo de finanças em projetos é maior do que apenas se envolver com os estudos de viabilidade e controle orçamentário

0

Todo projeto envolve, necessariamente, uma gestão financeira. Usualmente o envolvimento do executivo de finanças costuma ser limitado a dois pontos principais:

  • Estudos de viabilidade econômica e financeira
  • Controle orçamentário

A realidade é que o papel do executivo de finanças em projetos é maior do que apenas se envolver com os estudos de viabilidade e controle orçamentário. O protagonismo do executivo de finanças em projetos vai além disso e envolve também:

  • Conhecer os nove mecanismos de controle econômico e financeiro em projetos
  • O Executivo de finanças deve saber quais são os mecanismos de proteção contra fracassos em projetos. Isso inclui, entre outras coisas:

– Entender os pontos chave da concepção do projeto. Lembre-se: Pau que nasce torto, cresce torto.

– Entender quais são as boas práticas de planejamento, em especial, o entendimento do que foi considerado como premissa de projeto e quais as restrições.

– Conhecer os componentes do sistema de controle econômico e financeiro dos projetos.

– Ter ciência de que na fase de execução é necessário fazer testes das premissas usadas no planejamento.

  • Tratar adequadamente as mudanças do projeto.
  • O conhecimento dos tipos de contratos para projetos é essencial. Contratos são como ferramentas. Para tipo de conserto existe uma ferramenta adequada. Com contratos é a mesma coisa. Para cada tipo de projeto, existe um contrato apropriado.
  • Saber quais os critérios de orçamentação do projeto, em especial das reservas de contingência e de gerenciamento é essencial.
  • Saber os fatores que prejudicam a produtividade prevista no orçamento é outro elemento essencial para garantir o sucesso econômico do projeto.
  • Quando projetos são vendidos existem questões especificas relacionadas com faturamento e fluxo de caixa que podem afetar a rentabilidade dos contratos.
  • Para saber se o projeto está cumprindo aquilo que foi orçado, não basta conhecer os números da execução orçamentária. É necessário fazer uso de indicadores de valor agregado que mostrem a tendência de evolução dos custos e prazos do projeto.
  • Existem também aspectos contábeis importantes em projetos que não se encaixam no plano de contas contábeis padrão das organizações.
  • A abordagem de desenvolvimento do projeto também influencia. O desenvolvimento com métodos ágeis de projetos exige um entendimento sobre a capacidade financeira da empresa em relação ao número de ciclos de desenvolvimento.
  • Por fim, existe sempre a possibilidade de pleitos e contra pleitos contratuais que afetam a rentabilidade dos contratos de projetos (no caso do contratado) e do orçamento do projeto (no caso do contratante).

Se você, profissional de finanças, não está familiarizado com as questões acima, considere fazer uma capacitação em gerenciamento de projetos para executivos de finanças. A primeira turma será nos dias 04 e 05/02/2019. Inscrições aqui.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!