fbpx
Início Gestão Normalização Conheça o papel da Direção na nova abordagem da ISO 9001:2015

Conheça o papel da Direção na nova abordagem da ISO 9001:2015

1
Businesspeople, teamwork. Group of multiethnic busy people working in an office

iso9001Na nova versão da ISO 9001:2015, a alta direção terá seus papéis muito bem definidos. Isso porque esta versão traz requisitos para uma gestão voltada para “resultados” e alinhada com as necessidades do negócio e as expectativas das partes interessadas.

O objetivo da ISO – International Organization for Standardization, é assegurar que o SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade, garante que a organização pode cumprir o que foi prometido e acordado com o seu cliente, incluindo requisitos legais relacionados aos produtos e serviços.

Para atingir isso a alta direção terá que se envolver muito mais. E aí vem a grande pergunta! Como se dará este envolvimento?

equipe

– Garantindo que os processos do SGQ estão alinhados com o direcionamento estratégico e as necessidades do negócio;

– Garantindo que cada colaborador entenda seu papel, o papel da sua área e cumpra as entregas com as demais áreas – “foco no cliente interno”;

– Promovendo o uso do pensamento baseado nos riscos, antecipando possíveis problemas e tratando preventivamente;

– Garantindo a disponibilização dos recursos necessários;

– Mantendo uma comunicação efetiva sobre a importância e responsabilidade de todos em cumprir os requisitos dos processos e do produto em busca da conformidade;

– Garantindo que o SGQ alcance os resultados pretendidos;

– Engajando, liderando e apoiando as pessoas a contribuir para a eficácia;

– Promovendo a melhoria contínua;

– Desenvolvendo suas lideranças, para garantir que exerçam um efetivo papel de líder junto as suas áreas sendo o “exemplo” e “inspiração” para o time.

Artigo anteriorFazendo Construção de Casas com Economia
Próximo artigoA Reconstrução do Mercado Imobiliário
Engenheira Civil pela FEI com pós-graduações nas áreas de gestão ambiental (FEI), responsabilidade social (USP) e gestão para excelência do desempenho (FGV), excelência em gestão de pessoas (Disney Institute), empreendedorismo (Endeavor), andragogia (Secovi), mapeamento de processos (FPNQ). Auditora líder de certificadoras internacionais (LRQA e DNV GL), nas normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e PBQP-H totalizando desde então, mais de 800 auditorias realizadas em sistemas de gestão, para organizações de diversos segmentos e portes, permitindo desta forma uma visão ampla de processos e melhores práticas. Consultora em processos e pessoas e Instrutora da L. Antunes Consultoria em diversos treinamentos comportamentais e de gestão empresarial, Instrutora do Sinduscon-SP, Coach Executiva e Life Coach formada pelo ICI – Integrated Coaching Institute com credenciamento ACC pela ICF – International Coach Federation, Autora de artigos sobre gestão e Voluntária na Junior Achievement no programa mini empresas que tem como objetivo, despertar o espírito empreendedor nos jovens.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!