fbpx
Início Mercado Boas Práticas Manual da Construção Industrializada – Conceitos e Etapas: Estrutura e Vedação

Manual da Construção Industrializada – Conceitos e Etapas: Estrutura e Vedação

2

A construção civil tem um papel relevante no processo de crescimento do país e a cadeia prod0001utiva desta indústria, tem gerado empregos e renda para milhares de trabalhadores, além de ganhos significativos em escala para o comércio e a indústria nacional.

Neste cenário, o aumento da produtividade da construção civil tem sido a tônica das discussões nos fóruns público-privados. Hoje, o grande desafio para os agentes públicos e privados da construção civil é a mudança de cenário na construção industrializada.

A industrialização na construção é um processo evolutivo, com incorporação de inovação tecnológica e de gestão, com as ações organizacionais que buscam o aumento de produção e o aprimoramento do desempenho da atividade construtiva. Com o objetivo de disseminar o uso de sistemas industrializados na construção civil brasileira a ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial coordenou o importante trabalho de elaboração do Manual da Construção Industrializada – Conceitos e Etapas: Estrutura e Vedação que é fruto do esforço coletivo desenvolvido por um grupo de trabalho formado por entidades do setor público e privado. Representando a indústria da Cerâmica Vermelha nesta etapa de elaboração, tive a oportunidade de escrever a parte do manual referente a construção industrializada com painéis pré-moldados de Blocos Cerâmicos e concreto armado.

Esta edição aborda os conceitos e as etapas envolvidas na construção industrializada, com atenção especial para planejamento e contratação. Cobre ainda a caracterização e a descrição dos sistemas construtivos industrializados, com foco nos elementos e sistemas de estrutura e vedação.

O Manual traz um conjunto de informações para orientar as práticas de planejamento, projetos, contratação, fiscalização e aceitação em obras públicas ou privadas, com aplicação de componentes, elementos e sistemas construtivos industrializados.

Acreditamos que este trabalho é uma importante contribuição para o setor alcançar melhores resultados. Certamente, o aumento no uso dos sistemas construtivos industrializados contribuirá para a melhoria da produtividade do uso dos recursos do trabalho e do capital.

Clique aqui para download.

Bom Proveito!

Abraços

Bruno Frasson
Manual da construção industrializada_Bruno Frasson

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!