fbpx
Início Gestão Lean Construction e os Desafios da Qualificação

Lean Construction e os Desafios da Qualificação

0
qualificação

Quando pensamos em trabalhar com o Lean na Construção e todo arcabouço de metodologias e ferramentas que ele possui, muitas pessoas acabam se preocupando ou mesmo desistindo da implementação porque realmente DÁ TRABALHO, REQUER DISCIPLINA e MUITO TREINAMENTO E PRÁTICA. É tudo uma questão de QUALIFICAÇÃO.

E como sabemos, nem todo mundo está disposto a investir tempo em algo novo, pois simplesmente pensa que será algo a mais a ser feito e que este, pode não trazer os resultados desejados.

Mas é ai que está o erro. Muitos Empresários, donos de Construtoras, CEO’s, Diretores e Gerentes simplesmente ignoram o fato de que este ALGO NOVO como o LEAN CONSTRUCTION é que realmente pode fazer A GRANDE DIFERENÇA para seus projetos e para seu Negócio.

Pois bem, um dos grandes desafios que se tem, quando da implementação do Lean Construciton é exatamente a QUALIFICAÇÃO, tanto da Alta Gestão, quanto dos colaboradores da base da empresa.

Depois de todos estes anos trabalhando no mercado da Construção e implementando o Lean, Sistemas de Produção e Logística, Programas de Excelência Operacional, entre outras coisas, gostaria de passar aqui para vocês algumas dicas referentes ao tema QUALIFICAÇÃO, as quais acredito que farão você refletir e que poderão auxilia-lo em suas decisões e implementações. São elas:

  • Envolva, desde o início, o CEO, Diretores e Gerentes em um Programa de Qualificação que, mesmo que comece do ZERO, possa fazer com que estes mostrem, para todas as demais pessoas da Empresa e dos Projetos, que eles conhecem do assunto, querem implementar e, o principal, estão apoiando PESSOALMENTE estas implementações. Afinal, é muito importante os colaboradores sentirem este envolvimento de forma que eles também possam ¨comprar a ideia¨;
  • Organize as qualificações em Módulos, do básico ao avançado, fazendo com que as pessoas se envolvam aos poucos com cada tema;
  • Como o Lean é 100% prático, atrele aos treinamentos algo prático a ser realizado, implementado, ou seja, faça com que as pessoas consigam sentir, no seu dia a dia, o que eles aprenderam nos treinamentos;
  • Se for possível, leve as pessoas em outras empresas e obras que já trabalham com o Lean Construction. Nada melhor do que ver, na prática, o que outros estão fazendo e alcançando para dar ainda mais força às suas implementações;
  • Desenvolva, com um auxílio externo, um Programa de Qualificação abrangente que possa qualificar os profissionais, de acordo com seus conhecimentos e projetos, em temas específicos do Lean Construction. Assim você direciona os treinamentos e ganha tempo quando for utiliza-los na prática.
  • Avalie sempre os resultados. Nunca dê um treinamento sem verificar depois de um tempo a sua utilização real no dia a dia. Se a empresa está investindo em algo, ela precisa ter retorno e nada mais justo do que os resultados da própria utilização do que as pessoas aprenderam.
  • Treine e envolva o maior número de pessoas possíveis, afinal, quando mais qualificado for o seu colaborador, mais resultados você alcançará.

Então, não faça diferenciações entre os colaboradores da base e a alta administração. Pelo contrário, todos devem ser envolvidos e estar comprometidos para que o sucesso do LEAN, seja também o sucesso do projeto e da empresa.

Caso você tenha alguma dúvida, sugestão ou comentário entre em contato conosco no e-mail abaixo. Será um enorme prazer conhece-lo e, quem sabe, podermos compartilhar conhecimentos. 

    

Um forte abraço,

Jevandro Barros

Diretor – Grupo IM & IOpEx

Mentoria, Consultoria & Treinamentos

www.iopexbrasil.org

[email protected]

Artigo anterior10 Lições Aprendidas com o Lean Construction
Próximo artigo3 elementos que definem o projeto de iluminação – Richard Kelly
Diretor Geral e proprietário do IOpEx Brasil – Mentoria, Consultoria e Treinamentos Engenheiro Mecânico - Universidade Federal de São João del Rey - MG Mestre em Lean Construction - Karlsruhe Institute of Technology da Alemanha MBA – Gestão e Sist. de Produção Ind. Automotiva - Universidade Federal do Rio de Janeiro Especialista em Operational Excellence - Institut fuer Innovation und Management GmbH- Alemanha Lean Construction Expert - The Associated General Contractors of America – USA Membro e Parceiro - Lean Construction Institute - USA Instrutor do Lean Expert Program - Lean Coaching - Alemanha Autor do livro – Lean Construction e Excelência Operacional – Sistema de Produção para Construção Projetos Lean e Excelência Operacional realizados em mais de 32 países envolvendo Américas, Europa e Asia Expertise em Novos Negócios, Construção Enxuta, Planejamento Estratégico, Gestão Empresarial, Serviços e Varejo

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!