fbpx
Início Arquitetura Design de Interiores Economia e sustentabilidade: entenda como as lâmpadas de LED estão ganhando o...

Economia e sustentabilidade: entenda como as lâmpadas de LED estão ganhando o mercado da iluminação

0

Você sabia que por serem 95% mais econômicas que as versões convencionais, as lâmpadas de LED estão cada vez mais inseridas no mercado da iluminação?

Entre os motivos, além da economia de luz, estão a sua durabilidade, cerca de 25 vezes maior que as lâmpadas incandescentes, e seu caráter sustentável, já que  98% dos materiais que compõem as lâmpadas são recicláveis.

Para apresentar as principais vantagens desse tipo de iluminação, o Blog da ConstruLiga preparou um artigo demonstrando como as lâmpadas de LED se tornaram referência quando o assunto é redução do consumo de energia e sustentabilidade. Confira!

 

O que são LEDs?

image1

Os LEDs são dispositivos eletrônicos feitos a partir de um bulbo de material semicondutor ligado a uma corrente elétrica, chamado diodo. Quando o LED recebe a corrente elétrica, os elétrons do semicondutor são excitados, liberando energia na forma de luz. Como este processo não se baseia na transformação de gases nem na incandescência de filamentos metálicos, mas na simples excitação dos elétrons, os LEDs consomem uma quantidade irrisória de eletricidade para a geração de luz.

 

Como tudo começou

No início do século XX, em 1907, o inglês Henry Round descobriu que materiais inorgânicos eram capazes de gerar luminosidade quando percorridos por uma corrente elétrica. Porém, como estava envolvido com outros projetos, acabou deixando de lado sua descoberta, apesar de tê-la publicado no jornal Electrical World. Isso não foi ainda a descoberta do LED, mas foi como tudo começou.

Anos depois, em 1921, o físico russo Oleg Lossew observou melhor a descoberta de Henry e a explicou com maiores detalhes. Consequentemente, o maior detalhamento sobre o tema, fez com que o também físico francês Georges Destriau, descobrisse a emissão de luz pelo sulfeto de zinco. Em homenagem ao trabalho de Lossew, ele batizou sua descoberta de “Luz de Lossew” e é considerado até hoje o pai da eletroluminescência.

O nascimento de uma nova tecnologia

image3-2

Em 1962, o engenheiro da General Eletric Nick Holoniak Jr. desenvolveu a primeira lâmpada de LED propriamente dito da história. Nesse momento existia apenas a cor vermelha, mas, poucos anos depois, surgiram também as lâmpadas LED em amarelo e verde. As três eram usadas basicamente para sinalizações, mas já mostravam sua enorme eficiência.

Muitos anos depois, já na década de 90, o japonês Shuji Nakamura conseguiu desenvolver o LED na cor azul e, a partir disso, foi possível gerar o LED branco, com a fusão das três cores básicas: vermelho, verde e azul. Esse grande salto tecnológico foi o que tornou possível o desenvolvimento para o que o LED é hoje.

Pouco tempo após a descoberta do japonês, o LED passou a ter a finalidade real de iluminação, tanto de ambientes como em veículos, por exemplo.

 

Investimento em economia

image4

Se o grande obstáculo para o uso dos LEDs é o seu alto custo inicial, o investimento logo pode ser compensado devido ao baixo consumo de energia, na qual a economia com o uso dessas lâmpadas pode chegar a 95%. Quanto à manutenção, as lâmpadas operam em baixa voltagem, reduzindo os riscos para o instalador, além de possuírem longa vida útil, podendo durar até 100 mil horas enquanto uma lâmpada fluorescente comum possui duração de até 40 mil horas.

Não obstante, os LEDs possuem outros inúmeros benefícios quando comparadas às lâmpadas incandescentes e às fluorescentes compactas, como:

  • Não contém metais pesados, sendo consideradas ecologicamente corretas.
  • Não apresentam radiação ultravioleta e infravermelho.
  • Não apresentam problemas ao serem repetidamente ligadas e desligadas.
  • São resistentes à vibração.
  • Podem chegar a cerca de 19 anos de duração.
  • Apresentam uma grande variedade de cores.

Tais vantagens têm levado cientistas e empresas a investirem na tecnologia, já que hoje em dia a preocupação com os cuidados com o meio ambiente vem aumentando significativamente.

Fonte: blog.giacomelli.com.br
Fonte: blog.giacomelli.com.br

 

Onde encontrar?

image6

Hoje, o mercado oferece opções deste tipo de produto, que substituem quase todos os tipos de lâmpadas existentes, como dicroicas e mini dicroicas, incandescentes, velas chamas de lustres, tubulares fluorescentes, pequenas bipinos halógenas, halopins, AR-70, AR-111 e fluorescentes compactas de encaixe tipo rosca, mais conhecidas como eletrônicas.

Ainda nesse sentido, as marcas atuais de LED estão melhorando ainda mais a eficiência luminosa dos produtos, ou seja, cada vez mais o material tem poder luminoso e consume menos energia.

 

Acendendo a luz de casa

image7-2

As lâmpadas LED podem ser usadas tanto em áreas internas e secas do ambiente domiciliar, como em ambientes externos, úmidos e em piscinas.

Além disso, nos projetos de arquitetura e design para espaços interiores e exteriores o LED permitem efeitos espetaculosos de iluminação, sendo possível aliar a sofisticação e funcionalidade dos projetos com os sistemas de gerenciamento. A tecnologia disponível no mercado permite a criação de uma gama infinita de cores, automação, programação de cenas entre outros possibilitando a criação de projetos versáteis, inovadores, funcionais com efeitos desejados e com responsabilidade ambiental.

 

Uso sustentável

image8

Utilizar lâmpadas com baixo consumo elétrico, altíssima durabilidade, livre de metais pesados e gases tóxicos e que tem pouca contribuição para a poluição é um passo importantíssimo para alcançar a sustentabilidade. Substituir suas lâmpadas comuns pelas de LED é mais um passo para transformar sua moradia em um verdadeiro imóvel sustentável.

 

Gostou? Compartilhe esse conteúdo e acesse o Blog da ConstruLiga para ficar por dentro dos melhores artigos sobre a Construção Civil.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!