fbpx
Início Gestão ISO 9004: Excelência em gestão para um negócio sustentável

ISO 9004: Excelência em gestão para um negócio sustentável

A ISO 9004 aborda a melhoria sistemática do desempenho geral da organização, bem como o planejamento, a implementação, a análise, a avaliação e a melhoria do seu sistema de gestão

0

Está em fase final de tradução uma das normas que considero mais interessantes para as organizações.

Estamos falando da ISO 9004:2019 que é pouco conhecida pelas pessoas. Esta é uma norma criada pela ISO (Organização Internacional de Normalização) com o objetivo de prover orientação para as organizações alcançarem o sucesso sustentado em um ambiente complexo, exigente e em constante mudança.

Enquanto a ABNT NBR ISO 9001:2015 foca em prover confiança em produtos e serviços de uma organização, a ISO 9004:2019 foca em prover confiança na capacidade da organização para alcançar o sucesso sustentado.

Como a ISO 9004 vai funcionar

A ISO 9004:2019 aborda a melhoria sistemática do desempenho geral da organização. Isso inclui o planejamento, a implementação, a análise, a avaliação e a melhoria de um sistema de gestão eficaz e eficiente.

Fatores que afetam o sucesso de uma organização continuamente surgem, evoluem, aumentam ou diminuem ao longo dos anos e adaptar-se a essas mudanças é importante para o sucesso sustentado.

O mais interessante é que além de promover muitas diretrizes para elevar a maturidade dos Sistemas de Gestão, a ISO 9004:2019 contém uma ferramenta de autoavaliação, para que a organização possa avaliar o quanto está aplicando dos conceitos desta norma.

A autoavaliação contempla níveis de maturidade de 1 a 5. A ISO 9004:2019 entende que uma organização madura alcança o sucesso sustentado nos temas abaixo:

a) Compreendendo e satisfazendo às necessidades e expectativas de partes interessadas;

b) Monitorando mudanças no contexto da organização;

c) Identificando possíveis áreas para melhoria, aprendizagem e inovação;

d) Definindo e implantando políticas, estratégia e objetivos;

e) Gerindo seus processos e recursos;

f) Demonstrando confiança em suas pessoas, levando a maior engajamento;

g) Estabelecendo relações benéficas com partes interessadas, como provedores externos e outros parceiros.

Nos nossos projetos de Consultoria Organizacional da L. Antunes Consultoria & Coaching, nós utilizamos as diretrizes desta importante referencia que é a ISO 9004, para aprimoramento dos Sistemas de Gestão.

Artigo anteriorQuem tem medo da NBR 15575?
Próximo artigoPrevenção de perdas e segurança em obras
Engenheira Civil pela FEI com pós-graduações nas áreas de gestão ambiental (FEI), responsabilidade social (USP) e gestão para excelência do desempenho (FGV), excelência em gestão de pessoas (Disney Institute), empreendedorismo (Endeavor), andragogia (Secovi), mapeamento de processos (FPNQ). Auditora líder de certificadoras internacionais (LRQA e DNV GL), nas normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e PBQP-H totalizando desde então, mais de 800 auditorias realizadas em sistemas de gestão, para organizações de diversos segmentos e portes, permitindo desta forma uma visão ampla de processos e melhores práticas. Consultora em processos e pessoas e Instrutora da L. Antunes Consultoria em diversos treinamentos comportamentais e de gestão empresarial, Instrutora do Sinduscon-SP, Coach Executiva e Life Coach formada pelo ICI – Integrated Coaching Institute com credenciamento ACC pela ICF – International Coach Federation, Autora de artigos sobre gestão e Voluntária na Junior Achievement no programa mini empresas que tem como objetivo, despertar o espírito empreendedor nos jovens.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!