fbpx
Início Construção Placas Cimentícias Instalação de placas cimentícias em paredes, bancadas e pisos

Instalação de placas cimentícias em paredes, bancadas e pisos

1

Perfeitas para serem utilizadas em construções populares, duráveis e resistentes ao clima, ou então para renovar a fachada do seu prédio e casa, as placas cimentícias requerem atenção na hora da sua instalação.

Por isso, para facilitar o seu trabalho, o Blog da ConstruLiga preparou um guia para você instalar os painéis cimentícios nas paredes, bancadas e pisos do seu empreendimento de modo rápido e eficaz. Confira!

 

Cortando e limpando painéis de cimento

image1

A maioria dos painéis de cimento pode ser cortada como drywall simplesmente marcando uma fenda com uma faca ao longo do painel e, depois, descascando-a. As lâminas com pontas de carboneto cortam o material de maneira eficaz e evitarão o uso de muitas folhas de estiletes.

Você também pode usar tesoura manual, elétrica ou pneumática. No entanto, o uso de serras circulares, ou serras alternativas, não é recomendado, a menos que você esteja cortando ao ar livre e esteja usando proteção para respirar.

Para fazer cortes e pequenos buracos, marque um entalhe ao redor do perímetro que deseja cortar e bata na face do corte com um martelo. Essa é uma técnica que funciona bem.

Lembre-se que antes de instalar painéis de cimento, devem ser tomadas precauções respiratórias porque a maioria desses materiais contém sílica, uma substância prejudicial à saúde quando inalada.

 

Instalações na parede

image2

Após o corte ser realizado nas placas cimentícias, certifique-se de que a estrutura do quadro onde o material será instalado é sólida e contenha espaço adequado em todos os cantos para você conseguir pregar os paineis. Eles podem ser pendurados tanto verticalmente quanto horizontalmente.

Em seguida, aperte os painéis com parafusos adequados e resistentes à corrosão e certifique-se de que as cabeças dos fixadores estão niveladas ou ligeiramente afundadas na superfície.

A próxima etapa será a de unir as juntas com argamassa normal ou fina (escolha a mais apropriada para o projeto) e incorporar uma fita de fibra de vidro larga, de alta resistência, alisando a superfície, como se faz com um drywall.

Se necessário, arme ligeiramente as juntas manualmente para conseguir uma transição suave entre os dois painéis. Isso irá gerar poeira de sílica, portanto, use um respirador de partículas N95 ou maior.

 

Instalação de bancada

image3

Para aplicar painéis cimentícias em bancadas é importante usar madeira compensada como painel de apoio e cortá-la no tamanho adequado e fixar a base de madeira compensada à bancada.

É importante que as juntas criadas no ponto de contato entre as peças de madeira compensada estejam posicionadas sobre um suporte estrutural. Use uma broca para anexar fixadores através da base de madeira compensada e nos armários embaixo.

Depois de cortar a placa cimentícia no tamanho adequado, planeje o layout da placa para permitir uma abertura de 3 mm entre as peças e para evitar que as juntas entre elas fiquem sobre as juntas entre peças da base de madeira compensada. Em seguida, prepare a madeira compensada para a instalação da placa cimentícia.

Por fim, fixe a placa cimentícia à base de madeira compensada usando uma furadeira, fixadores específicos e padrão de espaçamento especificado (normalmente a cada 20 cm no centro e 2,5 a 5 cm das bordas).

 

Instalação de pisos cimentícios

image4

Embora seja bastante resistente, é fundamental que a colocação do piso cimentício seja a última atividade da sua obra, de modo que nenhuma outra movimentação danifique as placas.

Os trechos de cimentício podem ser assentados contra reboco ou contrapiso. A argamassa é colocada sobre o piso nu e sobre a superfície inferior da placa. Esta, sem seguida, passa por lixamento. As placas devem obedecer a um espaçamento de cerca de 4mm, e devem ser assentadas com martelo de borracha.

Três dias depois, é feito o rejuntamento. Proteja as peças com fita crepe. A fixação total ocorre 21 dias depois. Apenas depois disso é aplicada resina para facilitar a conservação. Ceras podem ser empregadas para facilitar tanto a conservação como a limpeza do revestimento cimentício. Esta, por sinal, consiste na adoção de detergentes especiais ou a ação de jatos d´água e sabão neutro. Em seguida, reaplique uma cera incolor.

 

Gostou? Compartilhe esse conteúdo e acesse o Blog da ConstruLiga para ficar por dentro dos melhores artigos sobre a Construção Civil.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!