fbpx
Início Infraestrutura Energia Como iniciar um diagrama de comandos elétricos?

Como iniciar um diagrama de comandos elétricos?

1
Olá amigos tudo bem? veja nesse artigo mostraremos como fazer seu primeiro diagrama de comandos elétricos utilizando o programa cade simu, como exemplo montaremos juntos um diagrama de partida direta siga os passos conforme ilustrações.
Antes de iniciar a leitura desse artigo recomendamos que tenha baixado o Programa CADE SIMU para você montar seu diagrama de comando elétrico
Faça o Download do Programa CADE SIMU para efetuar esse treinamento!

Primeiramente ao abrir o cade simu ele exigira uma senha de acesso e o mesmo será 4962.

 

A Primeira coisa a se fazer e selecionar a alimentação do circuito de potência no caso do exemplo utilizamos trifásico + pe (terra) Faça como no exemplo.
Após ter selecionado a alimentação nós iremos selecionar um tipo de proteção para o circuito de potência, usaremos uma chave do tipo seccionadora NH, mas você pode utilizar outros meios também como Fusíveis Disjuntor etc, mas se você não conhece nada de comandos elétricos siga nossos passos.

 

Após posicionar o componente Chave Seccionadora você irá agora selecionar o Contator de Potência Trifásico conforme exemplo acima, mantenha sempre os componentes alinhados perfeitamente.

 

Agora é a vez de inserirmos o dispositivo de proteção relé térmico, faça conforme exemplo acima e de dois cliques e renomeie os componentes conforme exemplo. (RT).Faça o mesmo com os outros componentes, C1 e NH.
Após o rele térmico é a vez de inserirmos o Motor de Indução Trifásico (MIT) selecione conforme ilustração e alinhe o mesmo com os outros componentes.
Após inserir todos os componentes você vai fazer a parte de fiação do circuito de potência segue o exemplo acima, e veja abaixo como deve ficar.

Deve ficar conforme ilustração acima, e não se esqueça do condutor PE, pronto seu circuito de potência esta pronto agora partiremos para a montagem do circuito de comando.

Primeiro passo é selecionar uma tensão para aplicar na bobina do contator e nos LED de indicação de energização, no exemplo vamos utilizar 127Volts entre fase e neutro, faça conforme imagem.

Assim como o circuito de potência deve ter seu dispositivo de proteção, o circuito de comando também deve ter uma chave com fusíveis do tipo seccionador, mas você pode utilizar outros meios como disjuntor, fusiveis etc. Faça conforme ilustração acima.

Após inserir o dispositivo de proteção do circuito de comando, você deve inserir os contatos do relé térmico, no caso vamos utilizar os contatos NA e NF sendo que NA será acionado quando o relé térmico atuar assim acionando um LED e informando o operador que ha falha no sistema, faça conforme a ilustração.

Após o rele térmico devemos adicionar 1 botão NF e um botão NA, onde NF será o botão de desliga e NF o botão de liga, faça conforme a ilustração

Inserindo o contato auxiliar do contator, esse será o contato de selo o contato responsável por manter o motor acionado após o pulso no botão de liga, faça conforme esquema.

Logo após abaixo o contato de selo coloque uma bobina e renomeie a mesma para C1 e o contato de selo também para C1 para associar ao mesmo dispositivo, observe que o contator de potência também esta com C1 então todos os contatos de C1 terá uma ação quando a bobina for energizada, faça conforme ilustração acima.

Vamos agora inserir dois LED luminoso em paralelo com a bobina conforme imagem acima, onde um dos LED acenderá quando o motor estiver ligado e outro LED acionara somente quando o Relé térmico atuar, faça conforme a imagem veremos o funcionamento logo após.

Pronto você inseriu todos os componentes necessário para realizar a montagem do circuito de comando, agora iniciaremos a fiação, primeiramente insira o fio neutro conforme ilustração se iniciando em N e finalizando em -H, e jampenado para o A2 e X2 de -H.

Após ter inserido o fio neutro, agora você pode colocar o fio fase conforme exemplo, entra no 95, sai do 96 vai para 11 sai do 12 vai para 13 do botão e jamper para 13 do selo e faça a parte de baixo conforme ilustração.

Vamos agora inserir o fio que será responsavel pelo acionamento do LED do para informar que o Rele Térmico atuou, faça conforme ilustração, saindo do 98 e indo para o H2 x1.

Analise bem o circuito e veja se tudo esta conforme o exemplo acima, se sim clique em simular conforme ilustração e precione S1 para ligar o Motor e S0 para desligar, veja se tudo funcionou perfeitamente, caso não veja sua fiação se todos os fios estão bem conectados.

Testando o LED Relé Térmico, após o circuito energizado e em simulação ou seja motor ligado aperte os contatos do circuito de potencia em cima do rele térmico para o contato no comando se abrir e acender o LED conforme explicação da imagem.

Após ter realizado todos os testes, e ter dado tudo certo meus parabéns você acaba de fazer um diagrama de comandos elétricos do zero, uma partida direta. Se você assim como eu adora comandos elétricos e que fazer um curso completíssimo, Solicite nosso treinamento online do curso de comandos elétricos, você pode solicitar clicando abaixo:

Junte se aos mais de 2000 Alunos do Curso de Comandos Elétricos na Plataforma Online!

 

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!