fbpx
Início Gestão Recursos Humanos Gestão com ética na sua empresa, não tem mais volta.

Gestão com ética na sua empresa, não tem mais volta.

2

Alec

Na sua vida pessoal e profissional, você já parou para pensar que exemplo está deixando?

A banda Capital Inicial canta uma música que em um determinado trecho diz “o que você faz quando ninguém está olhando”. Aquela paradinha de 5 minutos na vaga de deficiente,uma entradinha sem ninguém perceber na fila do idoso, só uma bituca de cigarro na rua não vai fazer a menor diferença, posso tomar 3 canecas de chopp que eu me garanto na direção do carro e por aí vai o velho e bom jeitinho brasileiro.

Pequenos delitos que parecem até ingênuos, não parecem? Mas acredite, não são. São estas pequenas infrações que levaram ao cenário que vivemos hoje. Infelizmente este mal alastrou-se pelo mundo corporativo e político também. E tomou proporções gigantescas. Se a contratação de funcionários está de acordo com a CLT, o recolhimento de tributos é feito corretamente, a negociação com fornecedores e clientes às claras, as normas de segurança cumpridas, não há porque temer a visita de um fiscal. Nós, da ALEC, não aprovamos nada ilícito e apoiamos todo trabalho pautado na ética e cumprimento de normas. Este negócio da “lei de Gerson” é coisa de um passado remoto e é lá que deve ficar. Chegou a hora da mudança, não aceite ser corrompido, não corrompa, adote a ética como base em todas as relações comerciais e pessoais. A ética nada mais é do que a regra áurea “não faça aos outros o que você não quer que faça a você mesmo”.

A ética vem de cima. O exemplo vem do proprietário, presidente, diretor, gerente, supervisor, assistente, auxiliar, faxineiro. É preciso que todos falem a mesma língua. Uma nota fiscal maior no almoço e adulterar a quilometragem para conseguir um reembolso maior é roubo. Quem rouba 1 real rouba 1 milhão! Ter um texto bonito no site da empresa, em Missão e Valores, não faz a organização ser ética. Seus funcionários são orientados sobre todos os processos e conhecem as penalidades pelo não cumprimento? Você não consegue checar cada etapa do trabalho, por isso a participação de todos os colaboradores é fundamental. Tenha na sua empresa um canal, um endereço de e-mail, para receber reclamações, sugestões, elogios e monitore isso. Você pode se surpreender. A ética vai refletir o valor do seu serviço e do nome da sua empresa no mercado. Você leva anos para construir uma imagem e segundos para destruí-la. Ao contrário do que ouvimos em depoimentos na Operação Lava Jato, é possível sim ter lucro sendo ético.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!