As mudanças que estamos experimentando no mercado imobiliário atualmente são de 100 vezes a escala da revolução industrial e terá um impacto 1.000 vezes maior.
Esta nova tendência é difícil muitas vezes de perceber, especialmente no âmbito do setor imobiliário que é mais lenta do que outros segmentos. No entanto, mesmo dentro do setor imobiliário, há exemplos claros dessa nova realidade. Lançamentos voltados para um publico jovem de até 40 anos passam a adotar novos conceitos de modelagem de produto. Notamos a aceleração das mudanças tecnológicas em relação à velha maneira de fazer negócios. O impacto que estamos testemunhando da colisão entre o mundo digital e o físico, o conceito básico por trás disso é o “Direito de Usar” em vez de “Possuir”.
Com a escassez de recursos naturais, populações cada vez maiores, desafios enormes de distribuição de renda, surgem o desejo cada vez maior de desapegar, de possuir menos. O raciocínio é: “Se eu puder usar quando quiser, será que eu preciso possuir?”. Certamente há maneiras mais sustentáveis globalmente do que todos possuírem tudo que precisam usar.
Os empreendimentos moldados dentro destes novos conceitos e passam a ter uma velocidade de venda cada vez maior.
A nova geração de empreendedores já captou esta tendência e está mudando drasticamente a forma como desenvolver produtos de forma mais colaborativa e adequada a esta nova realidade. Atentos às mudanças da sociedade onde, através das mídias sociais, o consumidor tem um papel cada vez mais ativo no desenvolvimento de serviços e produtos. Os novos empreendimentos passam a contar com diferenciais como: bicicletas pay-per-use para uso dos moradores, lixeiras de coleta seletiva, reuso de água da chuva para o jardim, tomada para carros elétricos, horta, pomar, descarte sustentável de pilhas, baterias e óleo de cozinha.
Diferencias de tecnologia também fazem parte do projeto, como biometria na porta dos apartamentos, TV interativa no térreo, wi-fi e som ambiente com playlist exclusivo do edifício. Além disso, para o maior conforto dos moradores e devido aos muitos pedidos dos usuários, diversos outros serviços de pay-per-use serão oferecidos: concierge, hostess e mensageiro, lavanderia, mecânica de automóveis e lava-rápido, limpeza e arrumação, personal trainer, dog walker, massagista, chaveiro, sapataria e costura, tinturaria e passadeira. Se não estivermos preparados a esta colisão de passado e futuro, vamos perder as grandes oportunidades do presente. Vivemos um momento extraordinário que tem pouco a ver com a economia.