fbpx
Início Canal dos Parceiros Atlas Schindler Furos na laje da casa de máquinas? Saiba para que servem e...

Furos na laje da casa de máquinas? Saiba para que servem e como fazê-los

0

Furos na laje do piso da casa de máquinas são necessários para a funcionalidade do elevador: sistema de tração carro/ contrapeso (passagem de cabos de tração ou elemento de tração), limitador de velocidade, passagem das guias e prumada de guias e portas de pavimento.

Na projeção da caixa de corrida, a laje deve ser de concreto de modo que permita a fixação dos componentes do elevador.

image1É preciso ter cuidado com uma série de aspectos como:

  • Garantir que a espessura da laje na projeção da máquina respeite as cargas informadas na planta de instalação, que podem variar de acordo com o modelo do elevador.
  • Cada furo deve conter bordas de 5 cm de altura e largura em todos os lados, a fim de evitar a queda de objetos no interior da caixa do elevador e devem ser executadas pela obra civil.
  • Os dimensionamentos dos furos da laje do piso da casa de máquinas são variáveis e divulgados na planta de instalação.
  • É de responsabilidade da Construtora garantir que o posicionamento dos furos não seja alterado durante a concretagem da laje.
  • O deslocamento dos furos do piso da casa de máquinas pode acarretar atrasos no cronograma de montagem e retrabalhos para a Construtora.

 

Proteção para furações da laje da casa de máquinas

image2

Após a execução da laje da casa de máquinas com os furos
e durante todas as etapas de montagem dos equipamentos, todas essas furações devem ser fechadas com proteções de madeirite, com espessura mínima de 12 mm, evitando assim a queda de materiais na caixa.

É responsabilidade da Construtora a execução dos fechamentos dos furos da laje da casa de máquinas.

Depois da montagem e entrega do elevador para a Construtora, os furos pelos quais os cabos e guias não passam devem ser permanentemente fechados pela obra civil (seguir orientação da equipe de montagem da Atlas Schindler no local).

 

image3

 

Madeirite

O madeirite deve ser do mesmo modelo utilizado para moldes de concreto e deve estar em perfeito estado de conservação, isento de rachaduras, trincas ou emendas.

 

Fixação com pregos

O comprimento do prego deverá obrigatoriamente ser maior que a soma das espessuras das madeiras e ter as pontas dobradas.
image4

image5

Faça, abaixo, o download de nossas “Pastas de Acompanhamento de Obras da Atlas Schindler” e conheça os pré-requisitos, dos elevadores com e sem casa de máquinas, que facilitam a gestão da obra:

Captura de Tela 2017-10-02 as 12.52.55Captura de Tela 2017-10-02 as 12.53.09

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!