fbpx
Início Construção Fissuração em paredes de concreto

Fissuração em paredes de concreto

32

O sistema de paredes de concreto apresenta uma estrutura muito rígida, com alta restrição à variação volumétrica. É uma estrutura que gera altas tensões quando submetida à imposição de deformações, como a retração. A retração é um fenômeno intrínseco ao material concreto. Ela tem diferentes causas:

  • retração plástica inicial, por perda de água com o concreto ainda não endurecido
  • retração química, pelo menor volume dos cristais formados na reação do cimento
  • retração hidráulica ( ou secagem ) pela perda de água quando já endurecido

Percebe-se que precisamos dar muita atenção a este fenômeno para evitar um estado mais grave de fissuração.

Na prática a retração acima do normal é causada por:

  • Concreto auto adensável mal dimensionado, com poucos finos e muita água. É extremamente importante um estudo do traço do concreto por profissional especializado, seja ele da concreteira, laboratório de ensaios ou consultor independente

  • Falta de cura, causando uma perda de água inicial muito alta. Pela rapidez do processo construtivo temos muitas paredes sendo curadas simultaneamente, o que , em princípio, inviabiliza uma cura úmida bem feita. O ideal é trabalhar com a cura química, observando-se o resíduo do produto nas paredes para não influenciar na aderência do revestimento.

Ainda temos mais duas causas mecânicas para o aparecimento de fissuras:

  • Desforma com muito impacto ( uso deficiente do desmoldante ou utilização de ferramentas inadequadas para retirada das placas metálicas da forma ), principalmente nos cantos de janela e linha de espaçadores ( faquetas , gravatas ou cones )
  • Existência de vibrações no terreno nos primeiros dias, como, por exemplo, impactos nas paredes ou terraplanagem com rolo vibratório

 

Os pontos preferenciais do aparecimento destas fissuras são :

  • Paredes muito longas, sem junta de controle
  • Cantos de portas e janelas
  • Posição de eletrodutos (especialmente eletrodutos mal posicionados ou com poucos espaçadores entre tela/eletroduto ou tela/fôrmas)
  • Juntas frias (horizontal entre pavimentos, vertical entre concretagens de dias consecutivos e inclinadas entre concretagens de caminhões sucessivos com intervalo após o início de pega )

O ponto fundamental para diminuir a fissuração é estudar o traço do concreto, com um consumo de finos maior e um fator a/c menor. Adicionalmente deve-se cuidar dos processos de cura e utilizar fibras têxteis para aumentar a resistência à tração nas idades iniciais, quando ainda não temos aderência entre a ferragem e o concreto. Finalmente, podemos pensar na utilização de aditivos anti-retração, que praticamente zeram a deformação imposta de longo prazo.

As obras que utilizam concreto com traço bem estudado praticamente não apresentam fissuras sistêmicas.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!