fbpx
Início Mercado Economia Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Prêmio de Excelência...

Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP

0
Prêmio de Excelência BIM Sinduscon-SP
Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP, a maior premiação em gestão da construção do Brasil. Criado e promovido pelo SindusCon-SP, o prêmio é voltado para o mercado da indústria da construção civil com o intuito de promover e incentivar a adoção da Modelagem da Informação da Construção (BIM) em empreendimentos, empresas e entidades públicas e estimular o conhecimento da metodologia por meio das universidades.
 
Além disso, o Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP busca disseminar as melhores práticas de uso, fomentar a implantação nos currículos universitários brasileiros e incentivar o desenvolvimento de bibliotecas BIM pelos fornecedores de materiais e componentes de construção.
 
O presidente do SindusCon-SP, José Romeu Ferraz Neto, lembra que o sindicato tem sido o grande incentivador da adoção do BIM no Brasil. “E o prêmio vem para coroar este papel de fomentador da modelagem não apenas em toda a cadeia produtiva da construção como também nas entidades públicas que estimulam sua adoção e na academia que o insere nas grades curriculares, reduzindo a curva de aprendizagem.”
 
Esta edição do prêmio terá a coordenação técnica de Rogério Suzuki, especialista no tema e professor de quatro pós-graduações na disciplina BIM no Brasil. 
 
Quem pode participar
Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP é dividido em cinco categorias: Construtor, Projetista, Contratante, Academia e Fornecedor.
 
Poderão concorrer ao prêmio: empresas construtoras e instaladoras; incorporadoras, gerenciadoras e proprietários de empreendimentos; projetistas e escritórios de projetos sediados no Brasil; estudantes, professores e pesquisadores de universidades brasileiras; fabricantes e fornecedores de materiais e componentes de construção; órgãos e empresas públicas; e gestores de empreendimentos.
 
Jurados
Os trabalhos serão julgados seguindo critérios como relevância, inovação, contribuição para a evolução do mercado e lições aprendidas por um comitê especial formado por profissionais e professores experientes em BIM.
 
O corpo de jurados do Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP é formado por profissionais e acadêmicos do setor com expertise no assunto. Este ano, dois novos nomes foram acrescentados ao quadro:
 
– Ricardo Codinhoto, professor doutor sênior do Departamento de Arquitetura e Engenharia Civil da Universidade Bath (Reino Unido) e membro do júri do Prêmio de Excelência BIM de Portugal;
– Talita Tormin Saito, coordenadora-geral das Indústrias Intensivas em Mão de Obra e de Bens de Consumo da Secretaria de Desenvolvimento e Competitividade Industrial do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

O resultado foi a composição de um júri com amplo conhecimento das várias áreas do setor, de seus profissionais, e com domínio técnico do BIM e que saberá julgar com justiça e isenção as propostas candidatas ao prêmio.
 
O regulamento completo, o link para as inscrições e mais informações sobre a 3ª edição do Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP podem ser encontradas no site www.premiobim.com.br.
 
Mas atenção, as inscrições se encerram em 25 de julho.
 
Troféu
O símbolo da premiação é o Elefante, ícone carismático que simboliza a evolução implementada pelo BIM na construção e se diferencia por sua capacidade de armazenamento de informação, tal qual é a rede de dados criada pela modelagem, Além disso, a figura do elefante remete à natureza de articulação colaborativa promovida pelo BIM na cadeia construtiva. O longo ciclo de gestação da espécie simboliza que planejamentos bem estruturados geram obras mais eficientes.
 
Sobre o SindusCon-SP
O SindusCon-SP é a maior associação de empresas do setor na América Latina. Congrega e representa 1.374 construtoras associadas de diferentes portes em todo o estado. A construção paulista representa 26,5% da construção brasileira, que por sua vez equivale a 4,9% do Produto Interno Bruto do Brasil.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!