fbpx
Início Construção Canteiro de Obras Escoramento remanescente: antes, durante ou depois da concretagem?

Escoramento remanescente: antes, durante ou depois da concretagem?

Mas qual é o momento mais adequado para o posicionamento? Posicionar as escoras antes, durante a concretagem ou após o dia da concretagem?

0

O termo escoramento remanescente (também chamado popularmente de reescoramento), será a expressão que vamos adotar neste artigo para abordar suas especificações. Nesse sentido, cabe questionarmos:

Qual é o momento mais adequado para o posicionamento? Posicionar as escoras antes, durante a concretagem ou após ao dia da concretagem?

Bom, para responder essa questão, precisamos entender o fundamento básico do escoramento remanescente.

O sistema de formas (responsável pelo formato da estrutura) e cimbramento (responsável pelo suporte de toda forma, sobrecarga, pessoas, do concreto fresco até a fase inicial de endurecimento). Na construção de edifícios, estes equipamentos (forma e cimbramento) precisam ser reaproveitados pavimento após pavimento para otimização do custo destes itens. É aí que entra o escoramento remanescente. Este é o equipamento que permite o reaproveitamento (retirada) dessas formas e cimbramento. Eles devem ser dimensionados e projetados por empresas responsáveis com emissão do ART-CREA.

Sabendo disso, vamos ver qual o melhor momento de posicionar as escoras remanescentes.

  • Posicionamento antes da concretagem: Não se recomenda posicionar no momento anterior ao da concretagem, pelo simples fato da forma ainda não ter o peso do concreto e, portanto, a escora tende a levantar a forma, causando a deformação ou desnivelamento. Sem o peso do concreto as escoras não conseguem se manter firmes correndo risco de tombamento do mesmo.
  • Posicionar a escora durante a concretagem tem sido uma prática em muitas obras. Pelo simples fato de que sempre há um responsável acompanhando a concretagem no piso inferior (da forma), onde ele aproveita esse tempo para posicionar as escoras após o espalhamento do concreto ainda “fresco”. Neste caso deve-se tomar cuidado para não forçar o aperto a ponto de deformar, ou seja, “levantar” a forma. Deve-se fazer o aperto somente com a força manual, sem bater com o martelo.
  • Após a concretagem (já com o concreto no estado endurecido) – Esse é o melhor momento para executar essa tarefa (ao dia seguinte da concretagem), pois se faz o aperto da escora sem deformar a geometria do concreto. Também é proibido a utilização de martelos para fazer o aperto devido a ação contrária de sua função –  a estrutura necessita apoiar na escora, e não a escora levantar a estrutura. Imagina esse efeito contrário agindo na estrutura?

Importante ressaltar que o momento de posicionar as escoras remanescentes deve acontecer obrigatoriamente antes da retirada do cimbramento. O posicionamento e quantidade devem respeitar o projeto e ainda, as escoras devem estar bem firmes e no prumo!

Espero que tenham gostado, e desejo uma boa obra a todos!

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!