fbpx
Início Arquitetura Arquitetura Normas Técnicas: Seu empreendimento, projeto, produto atendem?

Normas Técnicas: Seu empreendimento, projeto, produto atendem?

1

Como saber se as normas técnicas estão sendo atendidas em sua empresa?

post

 

A Norma de Desempenho, em seu texto, remete a outras 230 normas técnicas, que devem ser atendidas para que os requisitos sejam considerados ao menos em seu nível mínimo.

 

Além disto, a norma apresenta responsabilidades distintas para cada envolvido, desde o incorporador, construtor, projetistas, fornecedores, e até mesmo os usuários!

 

 

 Então, como saber se as normas técnicas estão sendo atendidas?

O ideal é fazer primeiro um diagnóstico dos processos da empresa, para verificar se estes englobam as ações que são necessárias em todas as etapas do projeto, para atender à complexidade desta norma técnica.
 
A partir daí, é possível elaborar um plano de implementação, de acordo com a disponibilidade de tempo e verba, para progressivamente desenvolver os planos de ação identificados, e diminuir os riscos de não atendimento, que podem ser desde insatisfação do cliente, multas, processos ou distratos!
 
Para isto, nada melhor do que alguém que não seja da equipe de projeto da empresa, para poder trazer o conhecimento necessário tanto na norma em si quanto em ferramentas de gestão de mudanças, e ter a independência de cobrar ações sem problemas de hierarquia entre departamentos, áreas e até níveis distintos de tomadas de decisão!
 
E temos que considerar ainda, que as pessoas tem suas atividades do dia-a-dia, e sempre é difícil incluir atividades novas em paralelo com a mesma dedicação. Em geral, o processo acaba se perdendo quando entra um novo projeto/empreendimento, não sendo finalizado corretamente e gerando uma sensação de que a mudança é difícil.
 
Este consultor deve conhecer a Norma e as responsabilidades relacionadas a cada envolvido de acordo com o tipo de empresa ou negócio, ter o conhecimento de gestão para elaborar e aplicar o diagnóstico, planejar as ações de acordo com as possibilidades da empresa, e acompanhar a sua implementação, identificando eventuais desvios e suas correções, além de relatórios de acompanhamento periódicos, de modo que todo o processo ocorra com sucesso!
 
Pense nisso, afinal Santo de casa não faz milagre!!!

Abraço!

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!