Por que o disjuntor do chuveiro desliga no banho quentinho? Queridos, às vezes este é um problema simples de resolver. Vamos observar algumas dicas abaixo? Lembre-se: consulte sempre um eletricista credenciado e não um pedricista.

 

Causa mais comum:

A potência do chuveiro é maior do que a fiação (espessura) aguenta. Para evitar que os  fios  aqueçam  e entrem em curto-circuito, o disjuntor desarma. Na verdade, o disjuntor cai e interrompe a corrente elétrica como um recurso de segurança para evitar super aquecimento, que pode provocar um incêndio. O banho fica frio, mas a casa fica segura.

Outras causas:

Também pode ser que exista mau contato na conexão entre o disjuntor e o fio elétrico do circuito que liga o chuveiro. Ou desarma porque foi usada uma tomada para ligar o chuveiro. A maioria das tomadas é feita para passar  15 A de corrente e um chuveiro novo não passa menos que 25 A.

Como você poderia evitar:

A melhor coisa seria verificar, antes de comprar, se a potência do chuveiro era compatível com a corrente nominal do disjuntor. Se você tem um disjuntor de 30 A, tem que comprar um chuveiro de no máximo 6.600W (30Ax220V= 6.600W).

A potência do chuveiro vem descrita pelo fabricante na embalagem. Ou, se você realmente queria um banho mais quente, poderia ter trocado o disjuntor  e a fiação que vai até o chuveiro (por uma de maior bitola) . Também é importante ficar bem atento à emenda que se faz para ligar o fio do chuveiro à rede elétrica da casa: ela tem que ficar bem apertada e isolada (com conector, sem usar tomadas) . Além disso, tenha um sistema de aterramento para evitar choques.

Exemplo de ligações:

E lembre-se: use as imagens apenas como referência. Caso tenha dúvidas, chame um eletricista, e jamais use tomadas em chuveiros. Se você for usar DR em chuveiros, lembre-se que você precisará de uma resistência blindada. São caríssimos, porém você terá maior segurança contra choques elétricos.

Certifique que sua fiação é adequada, caso esteja com secção menor que o ideal, com certeza esta irá derreter. Às vezes a fiação chega derreter por super aquecimento e o disjuntor não desarma, tomem cuidado.

Lembre-se: se você tem um chuveiro na tensão 127 Volts, você gastará com mais fiação e disjuntor, pois a corrente que circulará será maior, porém a potência será a mesma. É por isso que a rede 127V necessita de fio mais grosso, e disjuntor de corrente maior.

Tabela Prática:



Lembre-se quanto maior a distancia do quadro até o chuveiro mais grosso precisará ser a fiação. Logo, considere a tabela acima até no máximo 15 metros. Para distâncias maiores, consulte uma tabela de queda de tensão.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here