fbpx
Início Mercado Economia Atenção, setor da construção civil: É hora de ir à luta!

Atenção, setor da construção civil: É hora de ir à luta!

0

Estamos definitivamente em 2017. E o que aconteceu? Nada. As tendências do ano passado permanecem, e é bem provável que as dificuldades no setor da construção civil ainda demorem um bocado para melhorar.

Sim, mas e daí?

Toda empresa, independentemente do cenário em que está inserida, vive uma constante luta por expansão e crescimento. Eis uma das expressões mais legítimas do capitalismo. Os períodos de encolhimento ou de manutenção invariavelmente fazem parte de estratégias, não se configurando como meta empresarial. São momentos em que é preciso resistir, agrupar as forças para mais adiante retomar o crescimento.

Considerando essa vocação pela expansão, a batalha pelo progresso da empresa permanece, seja em que cenário for. Ok, os negócios diminuíram. Mas isso não deve alterar a rotina, por exemplo, do pessoal de vendas. Eles continuarão desenvolvendo suas atividades, talvez com esforço redobrado, mas essencialmente fazendo as mesmas coisas – conquistando clientes e trazendo pedidos. Imagine se os vendedores, ao acordarem, lessem as notícias econômicas e decidissem que há pouco a fazer, já que quase não existem obras, e deixassem o desânimo tomar conta do seu dia?

irlutaNo ramo da construção civil, conquistar clientes e tirar pedidos é uma batalha. O próprio termo já revela: é uma conquista. Naturalmente, para vencer é necessário juntar uma série de competências, mas nada trará resultados se a equipe não estiver imbuída da energia correta: a energia guerreira. Cada oportunidade deve ser disputada com a máxima competência e agressividade.

Nessa altura do campeonato sua empresa já deve ter feito todos os ajustes possíveis para enfrentar o cenário recessivo. E se ainda há algo a fazer, faça-o sem demora, mas considere que as mudanças que não dependem de você não merecem ocupar muito espaço em suas preocupações. Afinal, estão fora de seu controle.

A conjuntura de 2017 para quem trabalha no setor da construção está clara desde o ano passado. Agora é hora de aceitar as reais condições de que dispomos, criar ações para identificar novas oportunidades de negócios e antecipar demandas, fortalecendo o relacionamento com o mercado da construção civil.

É hora de ir à luta!

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!