fbpx
Início Mercado Economia Confiança da construção cai 0,4 ponto em fevereiro ante janeiro, mostra FGV

Confiança da construção cai 0,4 ponto em fevereiro ante janeiro, mostra FGV

De acordo com pesquisadores do Ibre/FGV, a demanda insuficiente foi um dos principais fatores a limitar a melhora da confiança dos empresários da Construção Civil

0

O Índice de Confiança da Construção (ICST) recuou 0,4 ponto em fevereiro, para 85,0 pontos, informou nesta segunda-feira, 25, o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). Já na média móvel trimestral, o indicador apresentou alta pelo sexto mês consecutivo.

A coordenadora de Projetos da Construção do Ibre, Ana Maria Castelo, avalia que o movimento de queda não pode ser encarado como reversão do processo de recuperação, apesar de ter interrompido oito meses seguidos em alta. “Outros indicadores como o de evolução da atividade corrente e o de emprego previsto tiveram crescimento em fevereiro. Mas a queda na confiança indica que o ritmo de recuperação da atividade da construção deve continuar a passos muito lentos” observou.

O índice que mede a situação atual (ISA) foi o principal fator a pesar sobre o desempenho do indicador cheio, com queda de 0,7 ponto, aos 74,4 pontos. Neste caso, refletiu principalmente a piora de 1,3 ponto, para 75,7 pontos, do indicador que mede o grau de satisfação com a situação atual dos negócios. Este é o menor nível desde outubro de 2018, quando atingiu 74,7 pontos.

O Índice de Expectativas (IE-CST) teve leve alta de 0,1 ponto, marcando 96 pontos, sustentado pelo indicador de otimismo com a demanda prevista para os próximos três meses, que teve alta de 1,9 ponto, aos 95,3 pontos.

O Nível de Utilização da Capacidade (NUCI) do setor avançou 0,3 ponto porcentual, para 67,0%. O NUCI para Máquinas e Equipamentos permaneceu estável, enquanto o NUCI para Mão de Obra se expandiu em 0,3 ponto porcentual.

De acordo com pesquisadores do Ibre/FGV, a demanda insuficiente foi um dos principais fatores a limitar a melhora da confiança dos empresários da Construção Civil.

“Os quesitos assinalados pelos empresários refletem muito do cenário atual observado no setor. A mão de obra deixou de ser um problema para as empresas, que sofrem com a falta de demanda. Houve melhora ao longo de 2018, mas na comparação anual, o ISA-CST cresceu apenas quatro pontos e se mantém muito abaixo do nível de neutralidade. A demanda se mantém muito fraca e distante do patamar alcançado entre 2010 e 2013”, comentou Ana Maria Castelo.


Fonte: Estadão Conteúdo

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!