fbpx
Início Gestão Como medir a produtividade da sua obra

Como medir a produtividade da sua obra

1
Authentic construction workers collaborating in the installation of cement formwork frames

O Brasil é conhecido por possuir profissionais com baixa produtividade, o que causa projetos com altos preços e que tomam uma grande quantidade de tempo. No entanto, é possível aumentar a produtividade da sua obra tomando algumas medidas simples.

Principalmente por que o simples aumento da produtividade pode diminuir a quantidade de atrasos, equipamentos danificados, o custo das atividades. Além de aumentar a quantidade de trabalhos que podem ser realizados por sua equipe.

E para melhorar a produtividade é necessário identificar e medir os motivos que estão causando a baixa produtividade da sua obra.

Continue lendo esse artigo para entender cada um deles.


Entendendo a produtividade

A capacidade de produção dos trabalhadores possui uma grande importância, e é necessário que crie uma relação entre a quantidade de trabalho que eles podem produzir em um determinado tempo.

Esse que é um dos principais pontos a serem observados na produtividade, o tempo, pois o mesmo precisa ser sempre o melhor utilizado possível. Possuindo um cronograma, visualizar a utilização do tempo será mais simples facilitando a sua medição.

Uma vez que a má utilização do tempo pode causar atrasos de todos os tipos, que somente irão aumentar, como por exemplo: um funcionário atrasado pode atrasar uma entrega, atrasando uma atividade e em pouco tempo toda a obra foi prejudicada.

Os materiais e equipamentos também precisam ter suas utilizações mensuradas, é preciso saber por quanto tempo eles são utilizados, se há suficiente para todos os trabalhadores, se existe alguma espera para utilizar algo, onde são guardados e o tempo que um profissional gasta apenas para pegar uma ferramenta.

Por fim, os fatores externos também necessitam de atenção, pois são inúmeros os fatores que não podem ser controlados ou previstos. E muitos deles irão impedir ou atrapalhar as obras.

Logo, deve-se fazer um levantamento da ocorrência de tais eventos e a possibilidade de eles estarem influenciando o trabalho. Pesquise por temporadas de chuva, horários com um maior número de engarrafamentos, entre outros.

A partir do momento em que estiver com todas as informações necessárias, será possível estar identificando quanto tempo é necessário para realizar todas as atividades, tornando mais simples descobrir o quanto cada profissional está produzindo em sua construção.

A produtividade em sua obra poderá ser aumentada após identificar cada um dos processos acima. Bastando estar criando melhores formas de realizar as atividades ou de diminuir os desperdícios de tempo.

Se os profissionais passam um longo tempo esperando por equipamentos, a solução é apenas a compra de mais. E em muitos casos é possível melhorar a produtividade com medidas simples como essa.


Mais algumas dicas

Como pode ser visto, a produtividade de sua obra pode ser medida a partir da separação do tempo necessário para a realização de cada atividade, podendo ser melhorada a partir da otimização de pequenas etapas,

Caso possua dúvidas sinta-se à vontade para entrar em contato com um de nossos especialistas em produtividade para a sua obra, será um prazer pode lhe ajudar nesse momento.


Eng Carlos Alberto

Especialista em Construção Civil

Visite nossos sites para saber mais:

www.premonta.com.br

www.engcarlos.com.br

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!