Olá, tudo bem? Sabe como magnetizar a chaves de fenda e Philips? Nesse artigo vou mostrar uma técnica simples que você pode fazer facilmente na sua casa, ou no seu trabalho. Todo mundo já deve ter passado pela situação daquele bendito parafusinho cair em locais de difíceis acesso, que só a pontinha das chaves de fenda alcança. E na hora a chave não “puxa” e gruda o parafusinho.

Bem, isso é uma chave desmagnetizada pois somente as chaves magnetizadas que grudam parafusinhos e outros corpos metálicos. Então, nesse artigo vou mostrar como magnetizar suas chaves de fenda e Philips.

Primeira coisa você vai precisar desse itens:

  • Disjuntor (para sua segurança);
  • Contator com suas bobinas boas;
  • Fio elétrico pode ser 1,5mm;
  • As chaves que deseja magnetizar;
  • Parafusinhos para teste.

Nesse exemplo vamos utilizar rede 220V entre fases. Mas, por que? Devido a tensão da bobina do contator, só isso. Se sua bobina for 127V faça o com fase e neutro, lembre-se de usar um disjuntor para sua segurança.

Agora desmonte o contator e retire a sua bobina. Pode guardar o resto do contator pois não iremos mais usar.

Exemplo da bobina de um contator WEG CWM 25, a bobina pode varias de acordo com o modelo do contator e fabricante. Mas não importa o importante é funcionar o seu enrolamento.

Bom, às vezes já pegamos chaves que esteja magnetizada, porém não tão eficiente quanto queríamos. Então você deve primeiro desmagnetizar essa chave, e deixá-la livre, sem puxar e nem grudar nenhum parafusinho. Você fará conforme exemplo abaixo:

Primeiro você conecta os fios, no a1 e a2. Coloque na saída do disjuntor e alimente o disjuntor. Depois, ligue o disjuntor e você vai perceber um zumbar da bobina. Nesse momento você deve inserir a chave no centro da bobina, e segurar por cerca de 7 segundos. Tire de lá e desligue o disjuntor para não estragar sua bobina. Faça o teste tentando puxar alguns parafusinhos, perceba que eles não serão atraídos.

Agora que você desmagnetizou essa chave, vamos magnetizar novamente. Veja a ilustração abaixo:

Preste atenção, para magnetizar a forma é diferente. Com o disjuntor desligado você primeiro deixa a chave de fenda no centro da bobina e só assim ligue o disjuntor. Aguarde 7 segundos e retire-o. Depois, desligue o disjuntor. Pronto, sua chave esta magnetizada novamente pode fazer o teste e grudar uns parafusinhos.

Percebeu? São 3 passos simples, para você mesmo magnetizar e desmagnetizar de forma fácil as suas chaves de fenda e Philips.

Quer ver o vídeo em funcionamento? clique aqui.

Bom, é isso galera. Se gostou desse artigo inscreva-se para receber tudo que postarmos no seu e-mail assim. Assim você não perde nadinha do Blog Ensinando Elétrica. Até a próxima!

9 COMENTÁRIOS

  1. Faço muito mais simples rápido e prático só UM PEDAÇO DE FIO DE UNS 40 CM FAÇO UMA BOBINA NA FENDA COM O FIO PEGO AS PONTAS FECHO CURTO RAPIDO NA BATERIA E PRONTO

  2. Enrole um fio encapado fino, pode ser de 1,5 mm, na ferramenta que quer magnetizar, descasque as duas pontas e passe rapidamente nos terminais da bateria do carro. Pronto, está magnetizada.
    Quanto maior e mais apertado estiver o fio, melhor o resultado. Tamanho do fio? Enrole a metade da parte metálica da chave, da ponta para o cabo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here