Olá amigos tudo bem, hoje vamos ensinar como você pode ligar sua fotocélula ou relé fotoelétrico como alguns chamam no mercado a alguns modelos de fotocélula de 3 fios e 4 fios vamos mostrar abaixo a ligação de uma fotocélula de 4 fios em rede 220V para lampadas de 220V. Confira também Como ligar fotocélula em contator elétrico.

Vamos observar o primeiro esquema elétrico em 220V fotocélula de 4 fios.

Esse modelo de fotocélula de 4 fios, você precisa alimentar ela conforme exemplo acima, 2 fios vermelho recebe 220V ou 2 fios preto é o retorno para a lampada ou as lampadas, lembre-se essas fotocélula suporta até 1000 watts de potência então os conjuntos de lampadas ligadas no circuito não pode ultrapassar o limite que a fotocélula suporta.

Vamos agora pessoal mostrar como você pode ligar aquelas fotocélulas de 3 fios elas podem ser em 220V ou 127V vamos ver um exemplo da ligação em 220V para as lampadas em 220V

Observe abaixo o diagrama de ligação em rede de 220V para acionar lampadas em 220V.

Repare que esse modelo de fotocélula é com base onde a troca se caso precisar você só retira a “cabeça” e substitui a mesma, pois a base de fixação sempre será a mesma, a ordem de ligação é a do esquema conforme instruções do fabricante Preto fase, vermelho retorno, branco fase/retorno.

Vamos ver agora abaixo usando o mesmo modelo de fotocélula acima só que ligando com a tensão de alimentação em 127V ou seja para lampadas 127V.

Lembre-se pessoal desligue a rede elétrica antes de fazer a manutenção ou instalação e nunca ligue a fotocélula e os circuitos das lampadas sem proteção de disjuntores. Caso a soma de cargas das lampadas forem ultrapassar os 1000 watts você rede acionar a carga das lampadas através de um contator.

Galera é isso um artigo simples e objetivo caso tenha alguma dúvida ou pergunta utilize o formulário abaixo.

Conheça o Blog Ensinando Elétrica e aprenda tudo sobre elétrica!

52 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite hoje eu fiz uma ligação direta com o fotoelétrico com alimentacao de 127v e não deu certo por que eu estava querendo uma ligação paralelo com 7 calhas com 2 lâmpada fluorescentes de 40 w cada.

    • NA ela vai trabalhar da seguinte forma, seu contato é NA ou seja comum NA pois quando anoitecer seu contato se tornará NF acendendo a lâmpada apenas a noite.

      NF ela vai trabalhar da seguinte forma, seu contato é NF ou seja comum NF pois quando anoitecer seu contato se tornará NA apagando a lâmpada, ou seja ela trabalhá ao contrário da NA.

  2. Com a aproximação das festas natalinas todo mundo que enfeitar suas casas, fui fazer esse serviço para um cliente com mangueira de LED, na casa já existia um relé instalado para um refletor 220V mas o refletor havia sido retirado, ai sugeri usar o mesmo para comandar as mangueiras de LED, acabei descobrindo que o comando direto pelo relé não da certo, mesmo com claridade e o relé com o contato aberto as mangueiras já acendia, fui obrigado a colocar uma contatora comandada pelo rele!

    • A ligação de reator sempre deve ser realizado utilizando os fios de saída da fotocélula ou seja os fios para carga, no esquema acima de 4 fios observe que a saída esta indo há lâmpada no caso em vez de ir a lâmpada vai para o reator que depois vai para a lâmpada.

  3. Muito bom a explicação sobre o reléfotoelétrica , muito bem explicado sensacional tirei as dúvidas , em instalações em 22ovca , 127vca , muito bom dai posso passar , com confiança o modo de instalação

    • Olá Marcílio esse esquema é para fotocélulas de 3 fios cuja rede de alimentação seja 127V então como no exemplo o neutro passa pela fotocélula e vai também a luminária, entrando a fase no relé e saindo o retorno vermelho para a lâmpada. Esse retorno vermelho só dará condição quando anoitecer assim acionando a lâmpada com a tensão 127V.

      O relé abre e fecha a “fase” acendendo e apagando.

    • Olá sim da para fazer também desde que o neutro ou a outra fase vá direto para a lâmpada e que não seja usado a mesma fase da fotocelula.

  4. Oi Felipe.
    Quero instalar uma fotocélula de 4 fios num circuito onde tem um interruptor.
    A tubulação está toda embutida na parede e só tenho acesso aos fios do interruptor.
    Chegam os dois fios, a fase e neutro no interruptor.
    Como faço para instalar a foto célula?
    Obrigado e abraços

  5. Boa noite tenho uma dúvida porque ao ser instalado um fotocélula em uma varanda ao fim da tarde tem uma hora que ele fica acendendo e apagando por alguns minutos depois ele para e fica aceso normalmente? isso seria um defeito do produto ou não?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here