fbpx
Início Arquitetura Arquitetura Como ligar fotocélula (relé fotoelétrico)

Como ligar fotocélula (relé fotoelétrico)

53

Olá amigos tudo bem, hoje vamos ensinar como você pode ligar sua fotocélula ou relé fotoelétrico como alguns chamam no mercado a alguns modelos de fotocélula de 3 fios e 4 fios vamos mostrar abaixo a ligação de uma fotocélula de 4 fios em rede 220V para lampadas de 220V. Confira também Como ligar fotocélula em contator elétrico.

Vamos observar o primeiro esquema elétrico em 220V fotocélula de 4 fios.

Esse modelo de fotocélula de 4 fios, você precisa alimentar ela conforme exemplo acima, 2 fios vermelho recebe 220V ou 2 fios preto é o retorno para a lampada ou as lampadas, lembre-se essas fotocélula suporta até 1000 watts de potência então os conjuntos de lampadas ligadas no circuito não pode ultrapassar o limite que a fotocélula suporta.

Vamos agora pessoal mostrar como você pode ligar aquelas fotocélulas de 3 fios elas podem ser em 220V ou 127V vamos ver um exemplo da ligação em 220V para as lampadas em 220V

Observe abaixo o diagrama de ligação em rede de 220V para acionar lampadas em 220V.

Repare que esse modelo de fotocélula é com base onde a troca se caso precisar você só retira a “cabeça” e substitui a mesma, pois a base de fixação sempre será a mesma, a ordem de ligação é a do esquema conforme instruções do fabricante Preto fase, vermelho retorno, branco fase/retorno.

Vamos ver agora abaixo usando o mesmo modelo de fotocélula acima só que ligando com a tensão de alimentação em 127V ou seja para lampadas 127V.

Lembre-se pessoal desligue a rede elétrica antes de fazer a manutenção ou instalação e nunca ligue a fotocélula e os circuitos das lampadas sem proteção de disjuntores. Caso a soma de cargas das lampadas forem ultrapassar os 1000 watts você rede acionar a carga das lampadas através de um contator.

Galera é isso um artigo simples e objetivo caso tenha alguma dúvida ou pergunta utilize o formulário abaixo.

Conheça o Blog Ensinando Elétrica e aprenda tudo sobre elétrica!

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!