fbpx
Início Arquitetura Arquitetura Como elaborar um canteiro de obras eficiente

Como elaborar um canteiro de obras eficiente

0

Como elaborar um Canteiro de Obras Eficiente. Um dos maiores influenciadores no sucesso de uma construção é a forma como o canteiro de obras é elaborado. Este que poderá definir se o novo imóvel enfrentará diversos problemas ou não durante sua construção.

E pensando no sucesso de sua obra, separamos algumas dicas importantes para que você possa elaborar um canteiro de obras o mais eficiente possível.

canteiroeficiente


O planejamento e o orçamento são grandes influenciadores

É preciso ter em mente que tanto o orçamento e o planejamento poderão influenciar de forma positiva e negativa toda a obra. Logo, é preciso que o canteiro de obras já seja levado em consideração no início do planejamento.

Dessa forma, será possível anteceder às necessidades do canteiro de obras, prevenir problemas e até mesmo facilitar a construção.


Pense no canteiro de obras como um organismo vivo

Enquanto a construção estiver sendo realizada, será necessário estar modificando as configurações do canteiro. Seja para facilitar o acesso aos materiais ou para que os profissionais não sejam atrapalhados pelo trabalho um dos outros.

Ao elaborar o canteiro de obras, o faça de forma que o mesmo possa sofrer modificações sem grandes dificuldades. No entanto, é necessário que tente ao máximo minimizar as modificações.

Algo que apenas poderá ser feito com um conhecimento profundo sobre obras em geral. Logo, é indicado possuir um profissional experiente a disposição para que o mesmo lhe auxilie.


Mantenha simples e acessível

Um canteiro de obras eficiente disponibiliza todos os seus recursos de forma simples. Uma vez que desperdiçar alguns minutos procurando algo pode parecer pouco, mas quando todos os funcionários o fazem, dias podem ser perdidos sem que o problema seja visualizado.

Por isso, é importante que todos os locais possuam identificação, estejam próximos a quem irá utilizar os recursos e separados por grau de importância. Estando os itens mais utilizados em locais ainda mais acessíveis do que os demais.


Dê atenção a segurança e comunicação

Um dos grandes problemas dos canteiros de obras é a segurança. Essa que quando não está presente pode facilitar a entrada de estranhos com más intenções, crianças que se acidentam e animais de rua.

Cada uma dessas possibilidades irá trazer riscos e problemas que podem atrapalhar todo o andamento de sua construção.

Assim como a falta de comunicação dentro de um canteiro de obras. Que deve ser elaborada antes e durante o planejamento do canteiro, para que seja possível todos os profissionais comunicarem qualquer erro, sugestão ou problemas.


Compre projetos de canteiros de obras

A pratica ainda não é muito comum, mas utilizada por diversas pessoas, pois a contratação de terceiros para fazer seu projeto pode ser uma saída muito boa. E pode salvar uma obra caso não possua experiência na elaboração de canteiro de obras.

No entanto, é importante ter em mente que a utilização continua dos projetos de terceiros irão fazer com que se torne dependente deles. Impedindo que evolua como um profissional.

É necessário que os utilize quando preciso, mas que analise cada um deles, aprenda e tente por se próprio colocar em pratica o que aprendeu durante as obras anteriores.

Além de sempre procurar um especialista quando possuir dúvidas sobre canteiro de obras.

Eng Carlos Alberto

Visite nossos sites para saber mais:

www.premonta.com.br

www.fazerobra.com.br

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!