fbpx
Início Construção Obras Todo homem deveria ter uma Churrasqueira! Veja como construir

Todo homem deveria ter uma Churrasqueira! Veja como construir

0
SSUCv3H4sIAAAAAAAEAH1RsW7DIBDdK/UfLOYgYSDG7lx17tAt6nDAEaE4pjI4VRXl3wt2rHiounHv3b13j7s+P1UV0RC9IS/VtVS59n0/xTRC8mHIMNvdcbQ+hdFDX8CC3WaGxARpihiLxB0ykPCYexfwPr/6HJa6WomZzBOZIu8Yvnokuw0TJ12YD8QhkhW/7f4ReQvBVjDY6nX0w+kvsdLx0Foen2tOOOJgfuY0m5Qj9ghLysMaCBuNwiGtnRJUKs6obhVSJ5S2gDJz7epOOHA0UmpqVKeohGZPOytaqjh2UtWIezCPZs5Q1uiy6B6oFNxRjeBoozpeN9ByZ/m8/7I0OX0nHM/bC1y8xbCpYbI+bI5xCQb6MiA2GU2+ezhvpmy+Y/mvWrC2kU02Z7ViitUyu99+Afb8nF8/AgAA

SSUCv3H4sIAAAAAAAEAH1RsW7DIBDdK/UfLOYgYSDG7lx17tAt6nDAEaE4pjI4VRXl3wt2rHiounHv3b13j7s+P1UV0RC9IS/VtVS59n0/xTRC8mHIMNvdcbQ+hdFDX8CC3WaGxARpihiLxB0ykPCYexfwPr/6HJa6WomZzBOZIu8Yvnokuw0TJ12YD8QhkhW/7f4ReQvBVjDY6nX0w+kvsdLx0Foen2tOOOJgfuY0m5Qj9ghLysMaCBuNwiGtnRJUKs6obhVSJ5S2gDJz7epOOHA0UmpqVKeohGZPOytaqjh2UtWIezCPZs5Q1uiy6B6oFNxRjeBoozpeN9ByZ/m8/7I0OX0nHM/bC1y8xbCpYbI+bI5xCQb6MiA2GU2+ezhvpmy+Y/mvWrC2kU02Z7ViitUyu99+Afb8nF8/AgAA

A maioria de nós, homens, adoramos uma boa partida de futebol, cerveja gelada e um bom churrasco! A partida de futebol e a cerveja gelada são fáceis de gerenciar o detalhe é aquele churrasco no ponto. E se tivermos uma churrasqueira em alvenaria bacana em casa? Além de ela nos proporcionar momentos gastronomicamente deliciosos ela também valoriza seu imóvel. Sabendo disso vou passar algumas dicas de como fazer aquela churrasqueira dos sonhos.

Hoje temos diversas opções de churrasqueira, desde pré-moldadas, metálicas, a bafo entre outras, mas vamos focar na boa e velha churrasqueira em alvenaria cerâmica customizada já que essa sim é o sonho de consumo de todo bom churrasqueiro de final de semana e ocasionalmente de quartas-feiras.

Algumas empresas oferecem esse tipo de churrasqueira em tamanhos padronizados, as pequenas têm 0,80 x 0,60 metros as médias 0,95 x 0,70 metros e as grandes 1,20 x 0,70 metros (largura x profundidade) e todas com uma média de 3,30 metros de altura. Apesar de executarem projetos personalizados.

O primeiro passo é definir o local onde a churrasqueira será construída, verificar as medidas e se o piso está devidamente nivelado. O segundo passo é escolher o modelo, se o modelo escolhido tem cantos arredondados ou não a cor dos blocos se mais claros ou mais avermelhados se podem receber a estrutura giratória com motor elétrico o tipo da grelha, tipo de apoio para os espetos entre outros. Por incrível que pareça existem diversos itens que podem deixar sua churrasqueira do jeito que você sonhou.

Os itens que devemos prestar a atenção para o bom funcionamento da churrasqueira dos nossos sonhos são: Espaço para guardar os utensílios e carvão (geralmente fazemos esse nicho na parte de baixo da churrasqueira), cinzeiro (pouca gente sabe, mas essa pequena gaveta localizada na parte inferior da cuba é o que muitas vezes quando entupida atrapalha o fluxo de ar da puxada de fumaça), altura da cuba (o mau dimensionamento pode atrapalhar na hora do churrasco e gastar mais carvão do que se deve ou queimar a carne), abertura e altura da chaminé (essa relação é o que definirá se a churrasqueira vai ou não puxar totalmente a fumaça).

Um detalhe interessante é que hoje existem diversos tipos de cimentos para a fabricação de argamassa que resistem a altas temperaturas essa pode ser uma boa opção se você faz um volume razoável de churrasco, pois esse produto se utilizado pode aumentar consideravelmente a resistência ao fogo da churrasqueira em si.

Depois da sua churrasqueira pronta é indicado que espere pelo menos cinco dias para a cura correta do concreto. Os churrasqueiros mais cuidadosos e construtores mais experientes além dos cinco dias de cura pedem para aquecer a churrasqueira por pelo menos 24 horas, após o período de cura para a retirada do resto de água que mesmo depois da cura completa continua no meio da argamassa. Para esse aquecimento o mais indicado são os briquetes de biomassa que mantem o calor numa temperatura ideal (alguns pedaços de briquetes são o suficiente se utilizados um por vez), esse procedimento evita tricas que podem ocorrer por causa de umidade de dentro das paredes da churrasqueira que podem existir.

Depois da sua churrasqueira aquecida e da argamassa totalmente curada é só abrir uma gelada e botar a picanha para assar. Bon appétit!

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!