fbpx
Início Construção Argamassa Projetada Tudo o que você precisa saber sobre argamassa projetada para fachadas

Tudo o que você precisa saber sobre argamassa projetada para fachadas

0

[fusion_builder_container hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” overlay_color=”” overlay_opacity=”0.5″ video_preview_image=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” padding_top=”” padding_bottom=”” padding_left=”” padding_right=””][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” center_content=”no” last=”no” min_height=”” hover_type=”none” link=””][fusion_text]

Fundamental no auxílio do isolamento térmico, acústico e na estanqueidade à água, o revestimento de argamassa projetada para fachadas demarca o final da etapa de revestimentos e o início da fase de acabamentos, sendo elemento imprescindível para proteger estruturas e vedações de agentes agressivos.

Por isso, para melhor ajuda-lo a utilizar o material para o revestimento da fachada no seu empreendimento, o Blog da ConstruLiga convidou especialistas da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) para falar sobre argamassa projetada, suas características e principais vantagens. Confira!

revestimento_1

 

Produtividade x qualidade          

A utilização de argamassa projetada aumenta a produtividade e a qualidade final de uma obra. De acordo com informações da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), enquanto um profissional leva um dia para aplicar manualmente o revestimento em uma superfície de 14 m², com o sistema racionalizado ele cobre, no mesmo período, uma área de 35m².

A qualidade do revestimento é, contudo, a principal vantagem do sistema de argamassa projetada, pois a aplicação fica mais uniforme, o que aumenta a eficácia da aderência. Além disso, o uso de produtos industrializados permite controle muito mais eficiente de materiais, contribuindo com a sustentabilidade. A mecanização possibilita canteiros mais limpos, com menos interferência, o que facilita as operações de controle, tanto no recebimento dos materiais quanto na execução da obra.

 

Argamassa projetada x argamassa convencional

De modo geral, existe diferença na argamassa usada de maneira projetada para aquela aplicada de maneira convencional, visto as propriedades de ambos os materiais serem diferentes.

No sistema de projeção a argamassa deve ser obrigatoriamente industrializada (a chamada AI) e específica para projeção, independente do equipamento que esteja sendo utilizado. O fornecimento da argamassa industrializada pode ocorrer em sacos, preferencialmente em paletes, ou a granel, com armazenamento em silos instalados em locais estratégicos dentro do canteiro de obras.

Por outro lado, as argamassas aplicadas por projeção mecânica tem ajuste nas propriedades reológicas aos equipamentos empregados e às condições de operação e exposição do produto ao longo dos anos.

 

Execução x equipamentos

Existem disponíveis no mercado brasileiro diferentes sistemas mecanizados para a execução do sistema de revestimento, de forma a atender às necessidades de cada obra. A tecnologia conta, basicamente, com misturadores para o preparo da argamassa e bombas para o transporte e a aplicação.

A tipologia dos equipamentos de projeção fundamenta-se em dois princípios:

  • Rotor e extator
  • Pistão
    revestimento

Além da bomba, deve ser adquirido o misturador e o sistema de mangueiras compatível com o equipamento.

 

revestimento_2

 

Sistemas de projeção x mercado nacional

Atualmente, há três sistemas de projeção disponíveis no mercado nacional. O primeiro deles é a central misturadora fixa, na qual a argamassa é fornecida a granel ou em saco, e a central misturadora (silo, misturador e bomba) é posicionada no andar térreo. O transporte vertical e horizontal é realizado por mangotes rígidos e flexíveis, podendo alcançar até 90 m na horizontal e 60 m na vertical.

revestimento_3

A segunda opção é a central misturadora portátil com material ensacado, em que a argamassa é fornecida em sacos, e a central misturadora – misturador e bomba – é posicionada no andar em que será utilizada. Há necessidade de transporte vertical do material ensacado até o pavimento da central de mistura.

revestimento_4

A terceira alternativa é a central misturadora portátil com abastecimento por bombeamento via seca, equipamento em que a argamassa é fornecida a granel. O transporte vertical e horizontal da argamassa anidra/seca é realizado por mangotes flexíveis com bomba de ar comprimido até o misturador; seu alcance, por sua vez, é de até 60 m na horizontal e 30 m na vertical. A central misturadora é posicionada no andar em que será utilizada, e o bombeamento também pode alcançar de 30 a 40 m na vertical e 60 m na horizontal, dependendo do equipamento e da própria argamassa.

revestimento_5

 

Custo x benefício

Com a mecanização dos processos, especialmente no transporte da argamassa dentro do canteiro, é possível obter ganhos expressivos no tempo gasto para a conclusão dos serviços e atender com folga o cronograma.

A execução dos serviços em prazos mais curtos, com menor quantidade de profissionais envolvidos, melhor qualidade, menos retrabalho, entre outros fatores, coloca o sistema mecanizado como um instrumento eficiente para a obtenção de empreendimentos mais viáveis economicamente.

*Dica! Para fazer o caculo do seu revestimento baixe o APP Calculo Argamassa na Play Store (para dispositivos Android).

 

Mão de obra x especialização

Atualmente, existem empresas especializadas na aplicação da argamassa por projeção, mas muitas construtoras optam para usar a mão de obra própria e essa equipe pode ser treinada na aplicação e operação do equipamento.

revestimento_6

 

Vantagens x tempo de aplicação

Além da redução do prazo, a utilização dos sistemas mecanizados para execução dos revestimentos de argamassas, tanto nas paredes internas como externas, proporciona ao construtor diversos ganhos, dentre os quais se destacam:

  • Qualidade e controle: Com a projeção de argamassa temos uma energia de aplicação mais uniforme o que aumenta a eficiência na aderência. O uso de produtos industrializados permite um controle muito mais eficiente dos materiais.
  • Racionalidade: por conta da independência dos serviços, obtêm-se canteiros mais limpos, com menos interferência, o que facilita as operações de controle, tanto no recebimento dos materiais como na execução da obra.
  • Produtividade: a partir do emprego dos equipamentos mecanizados de mistura, transporte e projeção, a mesma quantidade de serviços consegue ser executada se utilizando um menor contingente de mão-de-obra direta ou indireta, resultando numa expressiva redução no consumo de recursos físicos.
  • Sustentabilidade: a mecanização dos processos contribui de forma significativa para a redução do desperdício de materiais e para a queda do absenteísmo decorrente do esforço desprendido pelos operários. O resultado é uma obra com custos menores, o que atende aos aspectos ambientais, sociais e financeiros da sustentabilidade.

 

Uso da solução x construtoras brasileiras

As construtoras brasileiras viveram nos últimos anos um momento singular: aumento da carteira de empreendimentos, cronogramas apertados, qualificação da mão de obra, maior exigência de qualidade e complexidade de gestão. Essas condições geraram, em todas as etapas da obra, a necessidade de racionalização e otimização dos serviços, e a Argamassa Projetada veio de encontro com essas necessidades. Segundo uma pesquisa realizada em 2014 pela E8 Inteligência com 436 construtoras no Brasil, 12,4% das construtoras aplicam argamassa projetada no revestimento externo e 14,2% aplicam no revestimento interno.

Mais informações: Acesse os Manuais de Argamassa Projetada disponíveis no site da Comunidade da Construção

* Contribuição de Glécia Vieira e Elza Nakakura

 

[/fusion_text][fusion_content_boxes layout=”icon-on-side” columns=”1″ title_size=”” title_color=”” body_color=”” backgroundcolor=”” iconcolor=”#ff0000″ icon_circle=”” icon_circle_radius=”” circlecolor=”#ffffff” circlebordersize=”” circlebordercolor=”#f44336″ outercirclebordersize=”” outercirclebordercolor=”” icon_size=”” icon_hover_type=”pulsate” hover_accent_color=”” link_type=”” link_area=”” link_target=”” icon_align=”left” animation_type=”” animation_delay=”” animation_offset=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ margin_top=”” margin_bottom=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=””][fusion_content_box title=”Gostou?!” backgroundcolor=”rgba(239,239,239,0)” icon=”fa-heart” iconflip=”” iconrotate=”” iconspin=”no” iconcolor=”” circlecolor=”” circlebordersize=”” circlebordercolor=”” outercirclebordersize=”” outercirclebordercolor=”” image=”” image_width=”35″ image_height=”35″ link=”” linktext=”Read More” link_target=”” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_offset=””]

Então compartilhe esse conteúdo e acesse o Blog da ConstruLiga para ficar por dentro dos melhores artigos sobre a Construção Civil.

[/fusion_content_box][/fusion_content_boxes][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!