fbpx
Início Mercado Boas Práticas A importância de diversificar investimentos

A importância de diversificar investimentos

Conhecer como um determinado investimento imobiliário funciona é uma boa alternativa para diversificar investimentos e construir um patrimônio sólido

0

Possuir um “mix” de imóveis versus ações pode ajuda-lo a diversificar investimentos ao seu portfólio. Afinal, o setor imobiliário não se relaciona intimamente com o mercado de capitais, isolando você, portanto, de um potencial risco durante os períodos de volatilidade. Nesse sentido, conhecer como um determinado investimento imobiliário funciona é uma boa alternativa para diversificar investimentos e construir um patrimônio sólido.

Em outras palavras, se você tem intenção de construir e vender, alugar, revender ou especular, saiba que o setor imobiliário é sempre visto como uma das formas mais tradicionais de investimento que existem, por mais que dependa de fatores como tolerância ao risco e objetivos individuais.

Com isso em mente, seguem alguns cuidados para levar em conta na hora da escolha.

Avaliando custos

Para analisar se a aquisição de determinado imóvel vale a pena, ou não, é preciso considerar uma série de fatores, como: a segurança de investimento, seu potencial de valorização e a sua demanda. Para esses casos, a dedicação ao estudo e a pesquisa do mercado do local onde o imóvel se insere ajuda a aumentar as chances de ganhos e reduz os riscos de perda no investimento.

Mas, também, existem outros fatores importantíssimos a serem considerados, como os custos das operações de compra e venda; os custos inerentes a uma aquisição, pois, além dos papéis do banco (no caso de um financiamento) o comprador também terá de pagar o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), cuja alíquota varia segundo o município; os custos com cartório e avaliação do imóvel; a análise jurídica da documentação, entre outras despesas. Esses gastos somados costumam representar 4% do valor do imóvel.

Outro ponto importante para levar-se em conta é a necessidade de disponibilidade monetária. Afinal, para dar a partida e investir na compra de imóveis é preciso desembolsar uma quantia significativa de recursos e também avaliar se o imóvel é um “ativo imobilizado”, o que pode acarretar no chamado custo de oportunidade, onde sempre a rentabilidade estará atrelada ao prazo que o investidor levará para atingir seus objetivos.

Além disso, será necessário administrar o imóvel pelo período de maturação do investimento, bem como fazer a sua manutenção, pagar impostos, condomínio e promover a comercialização do imóvel. Esses gastos costumam representar 10% do valor do imóvel.

Em suma, para o sucesso do investimento é fundamental conversar muito com os chamados “players” do mercado, profissionais especializados no assunto, entre eles: desenvolvedores de negócios imobiliários, corretores, planejadores financeiros e fiscais para ouvir suas experiências e criar uma cultura do negócio.

Assim como tudo na vida, investir seu dinheiro em imóveis requer conhecimento e, sobretudo, como fazer boas escolhas, o que certamente tornam maiores as suas chances de atravessar crises econômicas ou imprevistos na vida pessoal.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!